Com o vigor da campanha "Fique em dia com a sua casa", a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) conseguiu realizar, até julho deste ano, 3.773 acordos com mutuários inadimplentes na região, após a realização de 191 mutirões. Quinze deles ocorreram em Presidente Prudente, onde 16%, ou 628 dívidas, foram renegociadas. Sérgio Santana, líder de recuperação de crédito da estatal, ressalta que muito mais do que tratar dos débitos dos cidadãos, os mutirões, plantões ou visitas realizadas dentro da campanha, que teve início em março de 2011, servem para o "saneamento da carteira", ou seja, para sanar dúvidas e oferecer informações quando a serviços, direitos e deveres dos mutuários.
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Ao todo, 191 mutirões foram realizados na região, 15 deles em Prudente, informa CDHU
Conforme a Assessoria de Imprensa da companhia, com os mutirões, a CDHU consegue se aproximar do mutuário e ainda oferecer condições especiais para que ele possa regularizar sua situação. Concessões como parcelamentos sem entrada e isenção de juros são uns dos benefícios oferecidos neste tipo de ação. "Consideramos inadimplentes aqueles que têm acima de três prestações em atraso. Porém, existem casos mais crônicos, em que o cidadão já está com uma pré-ação judicial, que precisam ser tratados juntamente com a Cejusc ", explica. Conforme a companhia, inúmeras tratativas são implementadas para evitar a judicialização da questão, visando ao encerramento do contrato e, com isso, a retomada do imóvel, e que mesmo com o caso na Justiça é possível fazer um acordo. "Contudo, vale citar que a CDHU é uma estatal que trabalha com recursos dos cidadãos, então, temos que prestar contas, já que o Estado subsidia parte das prestações. Além do mais, o que é arrecadado é investido em moradias para atender a outras famílias de baixa renda", completa.
A oportunidade de renegociação de dívidas não é o único serviço oferecido dentro da campanha, como salienta Santana. Para ele, os plantões são uma oportunidade de as regionais da companhia se fazerem presentes nos municípios mais distantes para tratar também da manutenção dos contratos. "É um pacote. Além de os inadimplentes terem a chance de ficar em dia com as prestações, promovemos também o acesso à informação, o que é muito importante. Em 25 anos de financiamento, muita coisa muda na vida do mutuário. Ele precisa ser orientado durante todo esse tempo, de acordo com suas necessidades", fala.
Inadimplentes
Todos estes esforços têm razão de ser, visto que Belvino Bento de Souza Filho, líder do Núcleo de Atendimento Habitacional da regional da CDHU em Prudente, aponta a presença de 3.148 inadimplentes, o que indica que 16,42% dos 19.171 mutuários estão com, no mínimo, três parcelas em atraso. Em Prudente, o índice de inadimplência é ainda maior, 19%. São 494 devedores em uma cidade que conta com 2.536 mutuários.
Souza Filho comenta que até pouco tempo atrás, o percentual prudentino não ultrapassava o regional e diz que o aumento no número de inadimplentes cresceu mesmo com a intensificação dos mutirões. "Isso ocorre por conta do cenário geral de endividamento que temos hoje. Preso nestas condições, o cidadão trabalha com a prioridade de consequência, ou seja, ele opta por quitar dívidas daqueles serviços que ele sabe que serão interrompidos caso o pagamento não seja efetivado. Ele sabe que não será retirado de imediato da moradia", reflete. Mesmo diante deste "cenário" classificado por ele como "momentâneo", o líder do núcleo é otimista. Ele diz que a camada da população de baixa renda alterna o período de pagamento, o que causa a oscilação dos índices. "Nossa projeção é de que até dezembro haja uma queda da inadimplência. Até lá, continuaremos trabalhando, tentando acordos, fazendo plantões, alertas, enviando correspondências, enfim. Os caminhos estão colocados, não tem desculpa para ficar devendo", completa.
SERVIÇO
À DISTÂNCIA
Mutuários de Prudente que queiram obter informações referentes a valores de prestações e regularização de débitos podem fazer uso do Alô CDHU pelo 0800-000-2348. No site www.cdhu.sp.gov.br é possível saber sobre financiamento, emitir boletos, calcular o parcelamento da dívida, realizar acordos e emitir parcelas de amortização de débitos.