O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Presidente Prudente anunciou hoje os primeiros casos de LVC (leishmaniose visceral canina) deste ano. Foram confirmados 19 casos, que são referentes ao mês de janeiro, sendo 18 autóctones, ou seja, contraídos dentro do próprio município, e somente um importado.
Deste total, 14 ocorrências foram diagnosticadas pelo CCZ, enquanto outras cinco por clínicas particulares. O órgão informa que os casos referentes ao mês de fevereiro ainda estão sendo computados.
No mês de janeiro, o Centro de Controle de Zoonoses realizou chipagem em 224 cães. No mesmo período, foram colhidas amostras de sangue para exame da leishmaniose em 575 cães.
"O CCZ realiza intenso trabalho para controle da leishmaniose, que depende muito da colaboração dos moradores em manter seus quintais limpos e comparecer aos plantões para chipagem e coleta de sangue para verificação da saúde dos animais", orienta o órgão.
O CCZ lembra que neste sábado, das 8h às 16h, está confirmado o plantão no Parque Alvorada, na Rua Alexandre Bacarin, no Centro Comunitário do bairro.