Foi realizada na manhã desta terça-feira, na sede do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), uma solenidade ao 1º Grupamento de Polícia Montada do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), que completou, no dia 25 de setembro, 14 anos de início das atividades operacionais da Cavalaria no oeste paulista.
De acordo com o comandante da Cavalaria, subtenente Anderson Luís Ferreira de Souza, a principal atividade do 1º Grupamento de Polícia Montada é o patrulhamento ostensivo montado em locais onde a viatura de quatro rodas não possui fácil acesso. “Nós somos umas das modalidades de policiamento do 8º Baep. Em Presidente Prudente, a gente atua muito próximo ao terminal rodoviário, nas imediações da linha férrea, ambiente comumente conhecido como área de frequência de usuários de drogas, e também na área central do município, onde há grande concentração de pessoas, face à maior mobilidade de um policial a cavalo, que tem possibilidade de atuar em locais onde os carros ou motos da PM não chegam”, explica o comandante da Cavalaria.
O subtenente Anderson de Souza ressalva que a Cavalaria do 8º Baep mantém uma parceria firmada com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), por meio do programa de “Atuação Multidisciplinar na Reabilitação Equestre”, destinado às crianças e adolescentes com necessidades especiais. O programa foi implantado em 2009 e, desde então, é realizado na sede do Batalhão. “É de grande valia para a gente ter este trabalho em parceria com a comunidade no auxílio, por meio da equinoterapia, a crianças, adolescentes e jovens com comorbidades ou alguma restrição de locomoção ”, pontua.
De acordo com informações da Polícia Militar, na área operacional, do ano de 2019 ao primeiro semestre de 2022, as equipes operacionais da Cavalaria do 8º Baep abordaram 7.277 pessoas em atitude suspeita, efetuaram 44 prisões em flagrante, apreenderam 2,03kg de entorpecentes e cumpriram 26 mandados de prisão.
O 1º Grupamento Montado da Polícia Militar, em Presidente Prudente, foi criado por meio do Boletim Geral PM nº 003 de 4 de janeiro de 2008, à época pertencente à Força Tática do 18º BPM/I e no dia 25 de setembro de 2008 iniciaram as atividades operacionais. Em 8 de fevereiro de 2019, por meio do Decreto nº 64.109 o Grupamento foi integrado ao 8º Batalhão de Ações Especiais de Polícia.
No início do Grupamento e instalações, o efetivo fixado era de nove policiais e novo equinos. As atividades do Grupamento eram voltadas às demandas dos jogos de futebol e ao cumprimento de mandados de reintegração de posse face aos movimentos rurais atuantes na época.
Foto: 8º Baep
Cavalaria do 8º Baep desenvolve programa de “Atuação Multidisciplinar na Reabilitação Equestre” em parceria com a Unoeste