Os fiéis católicos estão em plena Semana Santa. Ontem, conforme o cronograma religioso, foi celebrada, às 20h, na Catedral de São Sebastião, em Presidente Prudente, a Missa dos Santos Óleos, reunindo todos os padres da Diocese. Centenas de pessoas participaram da celebração. Hoje, também às 20h, está prevista a Missa de Lava-Pés, em todas as paróquias regionais. As celebrações continuam até o domingo de Páscoa.
Na celebração de ontem, os padres presentes renovaram os votos sacerdotais. Os óleos consagrados pelo bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos e entregues aos sacerdotes serão utilizados nas celebrações do batismo, crisma, unção dos enfermos e ordenação. A primeira leitura foi retirada do livro de Isaias, capítulo 50, versículos 4° ao 9°. Já o evangelho lido foi o de Matheus, capítulo 26, dos versículos 14 ao 25.

Na noite de ontem, Missa dos Santos Óleos, na Catedral de São Sebastião, reuniu o bispo e padres da Diocese de Prudente
De acordo com o bispo, essa semana é "fundamental" para que os católicos demonstrem ainda mais sua fé. "Os fiéis precisam mostrar gratidão a Jesus Cristo, que deu a vida à nossa salvação, unindo-se a Ele no mistério da cruz. Portanto, assim, devemos morrer para o mundo e viver plenamente em Deus", enaltece.
Segundo o portal da Canção Nova, não se sabe com precisão como e quando teve início a bênção conjunta dos três óleos litúrgicos. O motivo de se fixar tal celebração na Quinta-feira Santa deve-se ao fato de ser este último dia em que se celebra a missa antes da Vigília Pascal.
Programação
Nesta Quinta-Feira Santa, na catedral, tem a missa do Lava-Pés e, após esta celebração, inicia-se a Adoração ao Santíssimo, que segue até às 24h. Amanhã, às 6h, a adoração é retomada e segue até às 14h. Às 15h tem a celebração da Paixão de Cristo (Adoração à Cruz) e, às 18h, a procissão do Senhor Morto.
No Sábado de Aleluia, às 20h, é promovida a celebração solene da Vigília Pascal. No domingo de Páscoa, as missas são celebradas nos horários de costume: 8h, 10h, 17h e 19h. As principais missas serão presididas pelo bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos. Cada paróquia fica responsável por sua programação.
SAIBA MAIS
ÓLEOS ABENÇOADOS
Óleo do Crisma - Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo". É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os "escolhidos" que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.
Óleo dos Catecúmenos - Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.
Óleo dos Enfermos - É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como "extrema-unção". Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.