Casos positivos de dengue chegam a 8.246 na região

“Estamos realizando atividades em pontos estratégicos, como nos imóveis especiais e atendemos outras demandas. Em contrapartida, precisamos da colaboração do munícipe para evitar a proliferação".

REGIÃO - Arize Juliani

Data 29/04/2015
Horário 08:24
 

De acordo com levantamento realizado em 15 cidades da região de Presidente Prudente, nesta semana, foram constatados os registros de 8.246 casos de dengue em 2015. Em pelo menos três cidades, como apurou a reportagem, os números de casos positivos chegam a 48,30% quando comparados ao total dos demais municípios da região pesquisados. Essas cidades são Paraguaçu Paulista (3.201), Dracena (1.294) e Pirapozinho (1.065), que juntas somam que somam 5.560 casos. Até o momento, sete mortes foram contabilizadas em razão de complicações ocorridas depois do contágio do mosquito Aedes aegypti – uma outra está em apuração no município com a maior incidência de casos positivos. Além das mobilizações realizadas pelos departamentos de Vigilância Epidemiológica de cada cidade, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está preconizando o auxílio por intermédio da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), por meio de equipes especializadas e de máquinas pesadas para reforço das ações de nebulização e eliminação de criadouros.

Em Presidente Prudente, ontem, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) confirmou mais 103 casos positivos de dengue. Neste momento estão contabilizados 454 registros positivos da doença, segundo informações da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação). Para evitar a proliferação do mosquito vetor, além dos movimentos de combate e conscientização, estão sendo aplicadas multas de 100 UFMs (Unidades Fiscais do Município) em residências em que são encontradas situações propícias para a proliferação do mosquito – esse valor equivale a R$ 292,95. A coordenadora da VEM, Vânia Maria Alves Silva, comenta que os casos estão espalhados pela cidade. "Estamos realizando atividades em pontos estratégicos, como nos imóveis especiais e atendemos outras demandas. Em contrapartida, precisamos da colaboração do munícipe para evitar a proliferação".

Já em Paraguaçu Paulista, embora os números sejam os mais altos da região, a Assessoria de Imprensa da prefeitura informa que o aumento significativo das ações e a mudança climática, bem como as iniciativas populares e privadas de combate, colaboraram para a redução de notificações da dengue. Atualmente, existem 2.103 casos notificados e em apuração no município. "Houve diminuição significativa, tanto é que a sala de hidratação montada na Unidade de Saúde da Vila Popular foi desativada por falta de demanda, mas continua nas demais unidades", expõe. "Na semana passada, o prefeito Ediney Taveira Queiroz prorrogou o prazo de validade do decreto de situação anormal na cidade por mais 90 dias, com isso, haverá intensificação nas ações preventivas e educativas".

Já em Adamantina, cidade com 35.001 habitantes, existem 616 casos positivos registrados no município. Para combater a proliferação do mosquito, será criado um Conselho de Apoio as Políticas Públicas de Combate à Dengue formado por membros da sociedade civil e representantes públicos. Paralelamente, existe a Campanha Todos Contra a Dengue, que consiste na parceria entre o TG (Tiro de Guerra), Sucen e Vigilância Epidemiológica da cidade. Os representantes realizam a distribuição de mais de 5 mil sementes de crotalária semanalmente, entrega de panfletos, visita dos agentes comunitários nas residências, bem como limpeza de locais considerados críticos.
Publicidade

Veja também