Um projeto social independente, idealizado pelo produtor cultural, Igor Enrique, que faz parte do Coletivo Cultural Batalha do Vale, será inaugurado em Presidente Prudente, neste domingo, às 14h, no Jardim Humberto Salvador.
O projeto Casa Cultural V.A.L.E - A Casa do Hip Hop, segundo Igor Enrique, veio para atender uma demanda crescente na cidade, que é a descentralização da arte e da cultura. “Esse projeto veio para que possamos levar uma diversidade de atividades dentro de bairros periféricos, levando em consideração que a maior parte dos acessos está na região central da cidade”, explica Igor.
Segundo ele, o projeto cumprirá sua função social, que é levar arte, cultura, lazer, diversão e entretenimento, além da autoestima e perspectiva de ascensão social da população que vive nos bairros marginalizados de Prudente. “A Casa Cultural V.A.L.E é um espaço vibrante e acolhedor, dedicado à promoção da cultura hip hop e à valorização da juventude de periferia de Prudente. A proposta atinge diretamente toda a comunidade, sendo aberta ao público de todas as idades”.
O nome Casa Cultural V.A.L.E - A Casa do Hip Hop, tem um significado - V.A.L.E - Valorizando Arte Literatura Educação. Segundo Igor, o projeto ganhou esse nome depois que o Coletivo Cultural Batalha do Vale ocupou a Praça do Vale, que fica próxima ao Prudenshopping. “O nome dado à praça foi pelo fato dela ter sido construída em um fundo de vale”.
O Coletivo Cultural Batalha do Vale atua desde 2015 junto à juventude, promovendo a arte-educação, e eventos ligados à cultura hip hop em praça pública, centros educacionais e cidades vizinhas.
A Casa Cultural fica localizada no coração do bairro Humberto Salvador, um ponto de encontro para os moradores dos bairros adjacentes como Augusto de Paula e Jardim Cobral. “A participação colaborativa é a essência do projeto, envolvendo a comunidade em todas as suas atividades”.
O espaço vai oferecer cursos de produção cultural, corte de cabelo, tranças, maquiagem e body piercing. Também terá oficinas de rima, literatura, artesanato e arte circense, além de minicursos de mecânica de prevenção de motos, tapeçaria básica e informática. Todos gratuitos. “A gente quer fomentar novos saberes e habilidades, além de promover manifestações culturais que refletem a identidade e a criatividade da juventude local”.
Igor ressalta que pessoas de todas as idades podem participar, cada atividade vai ter sua classificação de idade. “O projeto é totalmente inclusivo, sendo pensado para atender a maior diversidade de pessoas e faixa etária”.
Ele acrescenta que “a ideia é oferecer uma programação vasta de atividades dentro das comunidades periféricas da cidade, para que possamos desenvolver aspectos artísticos e profissionais da comunidade atendida. Assim podem preencher uma grande lacuna deixada pelo poder público, que pouco investe na periferia e nas pessoas que nela residem”.
SERVIÇO
Inauguração da Casa Cultural V.AL.E. - A Casa do Hip Hop
20 de abril (domingo) - às 14h
Avenida João Domingos, 505, Jardim Humberto salvador
Cedida
Projeto é idealizado pelo produtor cultural, Igor Enrique