Casa de Passagem recebe 40 pessoas por dia

Alimentação, higiene pessoal, encaminhamento médico e inclusão social estão entre as atividades desenvolvidas no local

PRUDENTE - Estevão Salomão

Data 24/07/2015
Horário 09:36
 

Em média, 40 pessoas são atendidas diariamente pelo Serviço de Acolhimento de Pessoas em Situação de Rua (Casa de Passagem), em Presidente Prudente. Alimentação, higiene pessoal, encaminhamento médico e a inclusão social estão entre as atividades desenvolvidas por 23 profissionais. Homens, mulheres e famílias podem receber apoio durante toda a semana, 24 horas por dia.

Apesar de ser uma casa de passagem, o local abriga, hoje, 15 pessoas fixas, somadas, portanto, à média diária. "São atendidos que estão na cidade por algum tempo. Por outro lado, temos alguns que ficam aqui aproximadamente dois meses e depois saem, é um fluxo que varia muito", afirma a diretora do Departamento de Proteção Especial, Maria Helena Veiga Silvestre. Segundo ela, os principais atendimentos estão ligados à reabilitação social, desenvolvendo trabalhos educacionais, sociais, de saúde e de higiene. "Aqui, eles tomam banho, se alimentam cinco vezes por dia, possuem acompanhamento de psicólogos, assistentes sociais", reforça.

Existem duas maneiras de inserção na casa: por meio do Creas-POP (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua), que realiza uma triagem e direciona o atendido; ou pela autoapresentação no próprio serviço.  "É obrigatória a presença de um documento", diz Silvestre.

Ainda de acordo com a diretora, a política do local permite o acolhimento durante seis meses, porém, este tempo pode prorrogar-se até a efetividade dos trabalhos. "Se for um desejo, a pessoa sai daqui capacitada para a vida social. Elaboramos até currículos", salienta.

Para o pernambucano Netulio José Alves Campos, 53, que há um mês está fixo na casa, o amparo dos profissionais tem o sinônimo de "salvar vidas". "Estou sem contato com bebida alcoólica desde que entrei aqui, e tive todo apoio e orientação para minha recuperação", descreve.

As dependências são divididas conforme os gêneros, homens, mulheres e famílias. Os horários de maior fluxo dividem-se nos períodos da manhã, na hora do almoço e à noite.

 

SERVIÇO

ENDEREÇOS


A Casa da Pasagem está localizada na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 1200, no centro de Presidente Prudente, com horário de atendimento, todos os dias, 24 horas por dia. O Creas fica na Rua Barão do Rio Branco, 975, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, basta ligar no número 3902-4400.

 
Publicidade

Veja também