Cartórios eleitorais reduzem expediente para economizar

“A Caiuá orienta todos os consumidores a utilizarem a energia de forma consciente, dando dicas sobre a melhor forma de utilização dos equipamentos elétricos", avalia.

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 13/02/2015
Horário 07:57
 

Os cartórios eleitorais de Presidente Prudente, assim como de todo o Estado, começaram ontem a trabalhar com expediente reduzido em uma hora para diminuir gastos de água e energia. A medida foi estabelecida pela secretaria do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) e é válida para as unidades da capital e do interior. De sete horas diárias, a jornada caiu para seis horas. De acordo com a Assessoria de Imprensa do TRE-SP, a diminuição do expediente não altera o atendimento ao eleitor, que continua das 12h às 18h. Já na secretaria do TRE, o horário ao público sofre a redução de uma hora e passa a ser, igualmente, das 12h às 18h.

"Até quarta-feira, entravamos às 11h. Agora, abrimos direto para o horário de atendimento", diz Patrícia Camargo Spolador, chefe do 182º Cartório Eleitoral de Prudente. Ela comenta que o tribunal também dá outras recomendações, como evitar lavar louças, utilizar materiais descartáveis para beber ou fazer lanches, e não usar água para lavar o prédio. "O pedido é para usarmos vassouras e panos na limpeza e evitar torneiras ligadas", relata. Considera a medida positiva para a redução de gastos "em tempos de crise hídrica" e diz que o novo formato de expediente foi bem aceito por todos os funcionários.

Spolador diz ainda que a iniciativa não prejudica as atividades, pois a maior parte dos trabalhos se concentra em atendimento ao público. "Poderá atrapalhar quando estivermos em ano eleitoral", comenta. Nos anos de eleições, os serviços aumentam, com emissão de títulos de eleitor, registros, prestação de contas, processos, transferências, entre outros. "Não irá prejudicar o eleitor, mas poderá atrasar nossas atividades, caso esta norma se mantenha até o próximo ano. Ainda não sabemos", expõe.

 

Caiuá e Sabesp


De acordo com a Assessoria de Imprensa da Caiuá Distribuição de Energia S/A, empresa do grupo Energisa, responsável pela distribuição de energia elétrica da cidade, não tem como precisar a porcentagem de economia consequente da redução de expediente adotada pelos cartórios eleitorais. "O consumo é exclusivo de cada consumidor e a empresa não informa dados de consumo de seus clientes", frisa. A empresa também não soube precisar se outros órgãos ou instituições têm adotado medidas de economia, já que não recebeu nenhuma informação das mesmas. "A Caiuá orienta todos os consumidores a utilizarem a energia de forma consciente, dando dicas sobre a melhor forma de utilização dos equipamentos elétricos", avalia.

Já a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) aponta que, apesar da decisão do TRE de reduzir em uma hora o expediente nos cartórios em razão da crise no abastecimento de água e energia, "o abastecimento de água está normal em Presidente Prudente e região".
Publicidade

Veja também