Cartórios eleitorais de Prudente iniciam nesta terça preparação das urnas eletrônicas

Todo procedimento de geração de mídias, preparação e lacração das urnas é público

Eleições - Cassia Motta

Data 24/09/2024
Horário 04:00
Foto: Arquivo
Começa hoje procedimentos de preparação das urnas eletrônicas para o dia 6 de outubro
Começa hoje procedimentos de preparação das urnas eletrônicas para o dia 6 de outubro

A Justiça Eleitoral inicia nesta terça-feira (24), a partir das 11h, a cerimônia pública de preparação das urnas eletrônicas para as eleições municipais 2024. Em Presidente Prudente, 657 urnas, mais 83 de contingência (reserva), vão passar pelo processo de geração de mídias, carga e lacração.

Desenvolvida nos cartórios eleitorais, a cerimônia pública consiste na inserção, por meio de mídias, dos sistemas eleitorais e dos dados de eleitores e candidatos nas máquinas. “Assim, iniciamos conferindo a documentação referente ao pacote de dados dos candidatos e das seções de nossa Zona Eleitoral [402ª] e então, estando tudo conferido, geramos as mídias que alimentarão as urnas. No ato seguinte, as urnas são preparadas e lacradas, com lacres oficiais assinados pelo juiz eleitoral”, explicou a chefe de cartório da 402ª ZE, Letícia Macoratti de Castilho.

Ainda de acordo com Letícia, todo esse processo é público e será realizado no Cartório Eleitoral, que fica na Rua Sete de Setembro, 1.370, e dura alguns dias, geralmente até a antevéspera do pleito, 4 de outubro, em decorrência da quantidade de urnas a serem preparadas. “O processo é realizado por servidores do cartório e por meio de sistemas próprios da Justiça Eleitoral, totalmente seguros”.

Letícia ressalta que todos esses procedimentos exigem muita cautela e atenção dos servidores envolvidos, uma vez que de fato é a preparação das urnas (inserção dos candidatos e eleitores), que estão nas seções eleitorais no dia 6 de outubro.

Fiscalização

Durante o período de geração de mídias e preparação das urnas eletrônicas, a conferência das informações introduzidas nas máquinas e a verificação da integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais instalados podem ser inspecionadas por representantes do Ministério Público, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), dos partidos políticos, das federações e coligações.

ZONAS ELEITORAIS/URNAS

- ZE 402ª - 287 seções (287 urnas) e mais 31 urnas reservas

- ZE 101ª - 283 seções (urnas) e mais 40 urnas reservas

- ZE 182ª - 87 seções (urnas) e mais 12 urnas reservas (Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas e Santo Expedito) 

Publicidade

Veja também