Entrevista
Cristiana Miralha
TERAPEUTA
Carros antigos
Quem foi que disse que mulher não entende nada de carro? E que o lugar delas é com a barriga no tanque ou pilotando um fogão, hein? Ah, mas Cristiana Miralha, 38 anos, assistente social, rebate esse pensamento equivocado e fala orgulhosa sobre um hobby, que na verdade é uma paixão que inclui toda sua família. E ela tem o esposo Alexandre como o grande parceiro e idealizador dos seus sonhos. "Somos apaixonados por carros antigos e há alguns anos estamos restaurando um Galax LTD Landau 1976. Detalhe, o diferencial dele e que chama muito a atenção é que ele é ‘rosa’! Gostar de carros não é apenas coisa de homem, e, hoje, muitas mulheres estão aderindo a esta cultura do antigomobilismo".
Cristiana desafia: "Muitos homens teriam medo de andar com um carro de 1,99 x 6,00 metros!"
Cristiana fale um pouco de você. Começou a dirigir cedo?
Sou da capital paulista, mas me considero prudentina, pois moro aqui desde os 10 anos. Sou assistente social, terapeuta, e atualmente professora supervisora do curso de Serviço Social na Unicesumar. E para registrar minha paixão, faço curso de fotografia também . Aprendi a dirigir aos 14 anos, meu pai tinha opala e sempre me deixou guiá-lo. Ele tem muito orgulho! Costumam dizer que eu domino a direção até de um trator .
Como começou essa paixão por carros antigos?
Sempre gostei muito de carros antigos, o meu primeiro brinquedo de infância curiosamente foi um fusca azul que meu pai comprou achando que eu seria um filho homem. Ele teve três filhas . Bom, mas o gosto por essas belezuras cresceu mesmo com o meu marido Alexandre Miralha, que é o amor da minha vida ha 20 anos! Ele sempre amou e começou a ter carros muito cedo e quando casamos embarcamos nessa. Já tivemos muitos automóveis, mas por um motivo ou outro acabávamos tendo que nos desfazer. Este, por exemplo, o compramos ha mais ou menos uns 14 anos. Contudo, um ano depois precisei vendê-lo. Mas, felizmente ha três anos conseguimos comprá-lo de volta e iniciamos uma restauração geral nele.
Como foi esse trabalho?
Meu marido entende muito disso. Ele ficou durante três meses enfiado em uma oficina e fez praticamente todo o serviço. Meu sogro, Celso Miralha, que é mecânico, nos ajudou a concretizar esse sonho, uma vez que a recuperação de um carro assim é uma fortuna. Melhor nem falar o quanto, pois muitas pessoas nos consideram doidos. Só quem gosta consegue entender. Considero uma prova de amor inexplicável o que meu marido fez! Além de ter realizado meu sonho ele ainda anda ao meu lado, eu sendo a motorista... como não amar um homem assim?! Ele contraria todos os outros machistas
Já tiveram outros modelos antigos?
Depois que precisei desfazer do Galax, vieram outros carros como um Karmann Ghia amarelo que era um show! Na minha garagem temos ainda um fusca 1998, meu sogro Celso Miralha tem uma TL 1970, meu marido tem um Maverick 1977. Ah, e você não acredita, nosso espaço gourmet é todo decorado de acordo com o que amamos, a churrasqueira é feita com uma Kombi, com pneus, placas . Lindo!
Você participou do 10º Encontro de Carros Antigos em Prudente. Vai a outras cidades também?
Participamos, todos os anos. Viajamos para outras cidades também... mas, aqui foi sensacional pois meu carro estava parado há 3 anos e no encontro foi o primeiro dia que andei com ele depois de 14 anos. Foi um reencontro maravilhoso. Parece brincadeira, mas fiquei tão emocionada que não dormi na noite anterior esperando o grande momento . Muitos diziam que queriam ver uma mulher andando naquele carro gigante. Só lamento o preconceito com as mulheres dirigindo. Entrei e saí do evento dirigindo, pois o carro é meu!
Como foi a repercussão do seu Landau ‘rosa’ no encontro de carros antigos?
Acredito que ele foi sucesso no encontro porque teve muita gente tirando foto dele! Até ensaio fotográfico nele rolou, porque é inevitável: olhar e se apaixonar.
Por que resolveu criar uma página no facebook sobre seu hobby? Qual o seu objetivo?
O objetivo com a página é divulgar a cultura automobilística, dar visibilidade para as mulheres que gostam de carros antigos... E, também fazer com que elas participem dos encontros, para que deixe de ser um evento tão masculino. Muitas vezes as mulheres detestam e ainda acham ruim que seus maridos participem. Isso não pode. Com a página pude conhecer várias apaixonadas de todo Brasil que também tem carros e participam de encontros por todo o país.
Muitos são os comentários que "mulher no volante é perigo constante". Ou que não entendem nada de mecânica. Fale um pouquinho sobre essa visão masculina e até de algumas mulheres.
Nossa! Isso é coisa do passado. Conheci e tenho muitas mulheres na minha página que comprovam totalmente o contrário: mulheres que comandam oficina, funilaria e que dirigem muito bem. Tenho plena convicção de que muitos homens teriam medo de andar com um carro, como o meu, grande . Não é para qualquer um! Sou feminista e acredito que estamos vivendo um momento de empoderamento onde podemos tudo, desde que acreditemos em nosso potencial que é gigante!
Você tem filhos? Pretende passar esse seu gosto para seus herdeiros?
Tenho dois lindos filhos, o Breno e a Lara que já estão no clima, gostam dos carros e com certeza vão levar este amor para sempre. Eles nos acompanham nos encontros e vivenciam nossos sonhos no dia a dia. Minha filha se veste de
pin up , linda!
Se recebesse a proposta de trocar o seu Galax por um carro de última geração você aceitaria? Por quê?
Trocar meu carro em um de último modelo? A resposta é ‘jamais’! Tenho publicado bem assim ‘menos carros de plástico e mais cor, por favor!’
Qual a diferença de um carro antigo e dos atuais?
Adoro tudo que é relacionado ao passado, roupas, carros, músicas, decoração... Que me desculpem os modernos, mas o passado era lindo! Nos encontros só vou caracterizada com roupas de época. Quero aproveitar para convidar todas as mulheres que amam carros antigos para visitarem minha página (
https://www.facebook.com/carrosantigoseencontros/?ref=bookmarks#) e se quiserem entrar em contato também, será um imenso prazer ter novas amigas. Podem me ligar, (18) 99133-5151!