Teve início nesta segunda-feira o prazo para pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2025 em Presidente Prudente. Os boletos têm vencimento variável, entre os dias 10 e 28 deste mês, conforme o endereço do imóvel ou terreno. A estimativa de arrecadação para este ano é de R$ 74.550.000.
Quem optar pelo pagamento à vista tem direito a desconto de 10% sobre o valor do imposto. Também há a possibilidade de pagamento parcelado de duas a 10 vezes, de acordo com o valor da cobrança. As agências bancárias credenciadas para o pagamento são Santander, Banco do Brasil, Caixa, Lotéricas, Itaú, Bradesco, Sicredi, Sicoob Paulista, além dos aplicativos de bancos.
Os proprietários que não receberam o talão via Correios podem imprimir a segunda via pelo site da Prefeitura (presidenteprudente.sp.gov.br) ou retirá-la pessoalmente no Atende Prudente, localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, 342.
De acordo com a Sefin (Secretaria Municipal de Finanças), dos 146.258 carnês emitidos neste ano, 1.430 foram devolvidos pelos Correios à Prefeitura.
O coordenador fiscal e tributário, Reginaldo Souza Novaes, aponta que a maioria das devoluções aconteceu por conta de cadastros desatualizados, porém, há outros motivos que são elencados pelos Correios e especificados no verso do carnê, como endereço insuficiente; número indicado não existente; recusado; caixa postal cancelada; entre outros.