O tema "O novo carnaval de Prudente" tem tudo a ver com o novo espaço onde será realizado, no Recinto de Exposições Jacob Tosello, neste sábado, às 20h30, e também com a novidade de que neste ano, as agremiações competirão entre si, como ocorre tradicionalmente em São Paulo e no Rio do Janeiro.
Disputam o título: Grêmio Recreativo Escola de Samba Independente da Real Grandeza; Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Unidos de Quem Vier; Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Independentes da Zona Leste; Grêmio Cultural Escola de Samba Se Sair é Milagre; e Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Samba Sereno.
De acordo com Carlos Roberto Siquieri, presidente do Conselho da Associação das Escolas de Samba de Presidente Prudente, esta ideia já era para ter sido desenvolvida no ano passado. Mas foi adiada para este, sendo que no meio do ano (2014), todas as agremiações foram informadas da "novidade".
Como confirmam Silvio Moreira de Souza, presidente da Unidos de Quem Vier e Darci dos Santos, o Kako, diretor da bateria da Independentes da Zona Leste. "A ideia de competir nos dá a oportunidade de fazermos ainda melhor, o que já fazemos. Isso mostra evolução no carnaval prudentino, e acredito que todas desejam isso, certo?", indaga Kako.
"No domingo, apenas finalizamos os detalhes que faltavam como regulamentos, proclames dos jurados, e que foi passado para cada escola. Todos trabalham noite e dia sem parar para esta festa popular, e é natural, ao final dela, saber quem fez o melhor projeto. Isso mostra evolução e crescimento de todas", destaca Siquieri.
Segundo ele, serão avaliados os seguintes quesitos: comissão de frente; mestre-sala e porta-bandeira; enredo; samba-enredo; evolução; harmonia; fantasia; alegoria; e bateria.
A pontuação é de 5 a 10 pontos, sendo que nota ausente só é aplicada caso não haja apresentação do quesito. "Vinte pessoas foram selecionadas, e destas, apenas cinco estarão compondo o corpo de jurados. Ninguém sabe quem são para que não se insinue nenhum ‘favorecimento’. Temos certeza que todas as escolas estão preparadas e farão bonito", salienta.
Promovendo festa
Carlos Alberto da Silva Corrêa, Carlos Casagrande, chefe da Setur (Secretaria Municipal de Turismo), deixa claro que toda e qualquer avaliação e atribuição de julgamento das escolas são de responsabilidade da associação. "Nossa única intenção é promover a festa de carnaval. Não temos nenhuma responsabilidade sobre competição", ressalta o secretário, que estima um público de 8 mil pessoas no carnaval 2015.
De acordo com o cronograma, antes das apresentações de cada agremiação carnavalesca, a organização está preparando um momento especial. Casagrande explica que além da presença da corte real do carnaval, com a rainha Érika Pires Canela da Silva, 23, e Willian Hugo Corrêa dos Santos, 25, a abertura contará com apresentação dos alunos da academia de zumba do bairro Ana Jacinta. "Demais detalhes somente poderão ser conferidos no dia da festa ", faz mistério o secretário.
Casagrande diz que toda a estrutura do evento foi contratada por meio de licitação pública. Além da arquibancada fixa do recinto, a prefeitura garantiu mais 40 metros de arquibancada móvel com oito degraus.
A equipe da Setur ainda criou um projeto de iluminação e sonorização específico para atender as necessidades do novo carnaval de Prudente. Para bem acomodar a imprensa e autoridades será instalado um palanque.
"Diferente dos outros anos onde o som captava somente as vozes e cavacos, este ano está preparado para parte da bateria das agremiações. Já na iluminação, serão fixados dezenas de projetores de 1000 watts de potência cada, e dezenas de projetores no modelo HQI em diferentes cores".
A prefeitura contratou também 20 sanitários químicos, autoridades civis e militares e equipe médica fixa e móvel também farão parte do evento. "Devido às limitações e segurança do público, estão sendo distribuídos gratuitamente convites para acesso ao recinto. Na chegada, terão seis catracas de fluxo de pessoas, no local", pontua.
Desenvolvimento
O secretário comenta que cada escola terá 50 minutos para se apresentar. Cada uma passará pelo portal de entrada do percurso do desfile, em seguida em frente à área reservada para autoridades e então seguem para as proximidades das arquibancadas. O recuo da bateria ocorrerá no centro da arquibancada fixa, no qual terá uma pista no meio do recinto, que dá acesso para o outro lado da pista. Neste tempo do recuo, as alas continuam na passarela fazendo a volta indo de encontro com a bateria para a dispersão.
A Setur lembra que caso chova forte demais até às 19h, o desfile será transferido para a segunda-feira.
serviço
CONVITES
Aos interessados, a Setur (Secretaria Municipal de Turismo) informa que os convites para o desfile das escolas de samba de Presidente Prudente estão disponíveis, no calçadão, nas prefeituras de Martinópolis, Regente Feijó, Álvares Machado e Pirapozinho. A distribuição é gratuita.