Após lançar seu décimo livro “Litania – O amor não precisa ser barroco”, publicado pela Editora Viseu, no dia 3 deste mês, no Sesc Thermas de Presidente Prudente, o escritor português-prudentino, Carlos Francisco Freixo, volta à capital paulista para mais duas sessões de autógrafos na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros: sexta-feira, às 20h, no Bar e Restaurante São Benedito e, a partir das 14h do sábado, Dia da Criança, no projeto O Autor na Praça/ Espaço Plínio Marcos, durante a tradicional Feira de Artes, Cultura e Lazer.
Os eventos fazem parte da agenda de celebração dos 20 anos da carreira do escritor, que nasceu em Portugal, cresceu e ainda mora em Presidente Prudente.
Nos dois encontros com o seleto público do São Benedito e do projeto O Autor na Praça, Freixo promoverá um bate-papo sobre o fazer literatura autoral hoje no Brasil. Abordará questões como: Como escrever um livro? É só ter inspiração? E livro de poesia? É como qualquer outro? Toda poesia pode virar música? É possível viver da escrita de poesias hoje, no Brasil? Ser do interior paulista dificulta a produção e a divulgação de livros autorais?
“Litania – O amor não precisa ser barroco” é o décimo livro de Carlos Francisco Freixo e foi lançado pela Editora Viseu de Maringá-PR, em março de 2024.
A publicação foge do convencional, pois tem 294 páginas e 218 poemas (de versos livres a sonetos) sobre um único tema: o amor. Dedicado à “Lívia Alvares, a Nereida”, “Litania” começa com uma declaração de amor assinada pelo próprio autor, Carlos Francisco Freixo, e que termina assim: “Assino com a pulsação cardíaca sempre a dizer que, neste momento, eu amo você. Sim amo você. Mas Cronos, enfim, decidirá.” E a obra está dividida em nove capítulos: Você na paisagem; O despertar da musa; A voz da musa; No tempo de agora; O que a vida quer da gente; Sonetário; O seu despertar; Litania; e Elixir da vida.
O livro está disponível no site https://editoraviseu.com.br e nas principais plataformas de vendas de livros do Brasil. O preço de capa é R$ 70 e a compra também pode ser direta, mediante pagamento para a chave PIX do autor: 925 948 918 00.
Em “Litania”, Carlos Francisco Freixo decidiu ser mais revolucionário do que nunca e se armar de versos sobre o amor lírico. As poesias, com voz narrativa masculina ou feminina, abrigam o amor calmo, sadio, que faz bem, que acrescenta. Amor que em nada é barroco.
Carlos Francisco Freixo é um prudentino-português, que comemora 20 anos da carreira de escritor, em 2024. Nasceu em Castelo do Mação, na Beira Baixa, região central de Portugal, em 18 de abril de 1958. Chegou ao Brasil com os pais, Narcisa e Francisco, aos 3 meses. Costuma dizer: “Nasci em Portugal, mas nem pisei lá e já vim para o Brasil”.
Foi criado em Presidente Prudente, onde trabalhou e estudou. Por isso, pode ser definido como um “prudentino-português”, ou um “português-prudentino”. Graduado em Letras (Língua Portuguesa e Literatura) e Pedagogia, aposentou-se, mas ainda é chamado de “professor” onde quer que vá. Estudioso de Língua Portuguesa e Literatura (Brasileira e Portuguesa), é também crítico literário e contribui para as publicações de amigos e até desconhecidos.
É poeta, escritor, compositor, produtor cultural, diretor de teatro, crítico literário, editor e produtor cultural. Constantemente, visita escolas, ministra palestras, participa de bate-papos com os alunos sobre a importância da leitura e da escrita e como é fazer literatura autoral hoje no Brasil. E sempre distribui seus livros, muitas vezes autografados.
Carlos Francisco Freixo, como prefere ser chamado, sempre será professor e já é reconhecido como mestre, inclusive pelos colegas escritores.
Até 3 de outubro, os versos do livro “Litania” inspiraram a composição de sete músicas inéditas: Hellen Huss musicou a poesia “Vou jogar as minhas tranças”; José Júlio Samogim musicou os poemas “Sodade”, “Vamos pegar esse trem”, e “Diz que vem”; e Felipe Andrade Farah pôs acordes em “Coração manda”, “Bom dia, meu amor” e “Fizeram-se presentes”.
FICHA TÉCNICA
Bate-papo com o escritor Carlos Francisco Freixo e sessão de autógrafos do livro “Litania – O amor Não Precisa Ser Barroco”
Data: sexta-feira (11/10), às 20h - sessão de autógrafos no Bar e Restaurante São Benedito - Praça Benedito Calixto, 86, em Pinheiros, São Paulo – SP.
Data: sábado (12/10), às 14h, bate-papo com o escritor e sessão de autógrafos, na tenda do projeto O Autor na Praça/ Espaço Plínio Marcos, durante a tradicional Feira de Artes, Cultura e Lazer da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, São Paulo – SP.
Entrada: gratuita
Preço de capa do livro: R$ 70
Forma de pagamento: PIX 925 948 918 00
Curadoria: Edson Lima
Realização: Projeto “O Autor na Praça/ Espaço Plínio Marcos”
Apoio: Associação Amigos da Praça Benedito Calixto, O Cantinho Português.