Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, o Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado) iniciará amanhã a campanha “Vivendo bem com a doença renal”, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente e a Prefeitura.
A campanha será realizada nos dias 11, 12, 15, 16, 17 e 18 de março, das 7h às 11h, na sede do Carim.
Respeitando as medidas de distanciamento social contra a Covid-19, a equipe técnica da entidade fará o agendamento prévio com pacientes atendidos em ESF’s (Estratégia Saúde da Família), UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e PSF’s (Programa Saúde da Família) de Presidente Prudente, que sejam portadores de diabetes e/ou hipertensão crônica e tenham apresentado alguma alteração no exame de creatinina.
As listas foram passadas pela SMS do município.
Conforme o presidente, Cássio Tuboni, o objetivo da campanha é priorizar a prevenção da Doença Renal Crônica, sobretudo, àqueles prudentinos que sejam diabéticos e hipertensos crônicos, já que tais doenças são fatores de risco para a DRC.
“Por manhã, serão atendidas 20 pessoas a fim de não gerar aglomeração na sede do Carim”, esclarece.
Elaine Oliveira explica que durante a campanha, além da entrevista, o paciente recebe pedido do exame de creatinina e, posteriormente, o laboratório enviará o resultado diretamente ao Carim, cuja convocação dos casos mais graves será feita em abril. Segundo ela, o intuito não é desvincular o paciente da rede de saúde do município, mas ser um complemento ao trabalho que já é realizado, sobretudo, à prevenção da DRC.
“Ao ser encaminhado ao Carim, o paciente será atendido pelas especialidades disponíveis e conforme sua necessidade médica. O acompanhamento dá-se por volta de seis meses a um ano, e após este período, o paciente retorna à UBS do seu bairro”, informa a coordenadora do Carim.
A princípio, a ação seria voltada apenas para ESF do Jardim Maracanã, mas em reunião na última sexta-feira com o secretário municipal de Saúde, Elaine solicitou o encaminhamento de pacientes que sejam atendidos também em outras Unidades Básicas de Saúde da cidade.
Participaram da reunião: Delton Ferraz, secretário municipal; Glauco Bazzo, supervisor médico; Dayara Tomazini, médica; e as enfermeiras apoiadoras e supervisoras das ESF’s de Prudente, Kátia Regina Sobires, Dilene Lourenço Monteiro Guedes, Fernanda Trevisan do Prado e Vanessa Gomes da Barra.
SAIBA MAIS
Por meio de agendamento, os pacientes das unidades de saúde que participarão da campanha, são: ESF - Maracanã, ESF - Cambuci, ESF - Vila Marcondes, UBS - Cedral, UBS ll - Cohab e PSF - São Pedro.