Dia 5 de dezembro celebra o Dia Internacional do Voluntário. A data também marca para o oeste paulista o lançamento e celebração religiosa da pedra fundamental do Hospital do Rim de Presidente Prudente e Região, que contou com a presença de autoridades, representantes de entidades e civis.
Localizado no Residencial Florenza, atrás da Soesp (Sementes Oeste Paulista), o terreno tem acesso às ruas R. João Ascêncio, R. Giomar Enesrtina, R. José Caseiro e da Avenida Adélia Bianchi. A área foi doada há um ano pela Prefeitura de Prudente com aprovação da câmara de vereadores e, após a legalização, o projeto pode ter continuidade.
O projeto foi desenvolvido pela arquiteta Maria Eunice Tosello e pelo engenheiro Armando Fujiki. A previsão é que haja cinco andares e uma casa das máquinas em uma área construída com 5.878,25m², incluindo sede do Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado), que é mantenedor do hospital, e alas para programas e necessidades.
Além disso, há previsão de 28 leitos de internação (nove atendimentos/dia) e dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), totalizando 47; 19 poltronas para tratamento hemodialítico adulto, 19 poltronas para hemodialítico Infantil, seis poltronas para tratamento hemodialítico HBsAg+ e duas poltronas para tratamento hemodialítico Hepatite C=6, totalizando 33. Ainda, serão três salas cirúrgicas, oito salas de exame para métodos gráficos e imagenologia (ultrassonografia, tomografia e radiologia),
O presidente do Carim, Cássio Tuboni, informou que para a construção física do hospital, será necessário arrecadar cerca de R$30 milhões, por isso, a contribuição da sociedade civil e dos governos municipal, legislativo e federal é fundamental para que as obras iniciem o quanto antes.
Doada pela empresa Jomane, a pedra fundamental tem um significado muito importante, pois é o primeiro bloco de pedra (ou alvenaria) acima de uma fundação de uma construção.