Com o anúncio da realização da seletiva para a categoria Sub-20 do Grêmio Prudente, o coordenador das categorias de base do Gavião Carcará, Francisco Alencar, relatou hoje à reportagem de O Imparcial que, a partir do planejamento da categoria em 2024, o clube tem a intenção de voltar a disputar a Copa São Paulo de Juniores, o que ocorreria em 2025, dez anos depois desde a última participação prudentina na Copinha, quando, em 2015, Presidente Prudente foi uma das sedes do maior torneio de base do futebol brasileiro, que reúne atletas de 15 a 21 anos.
Segundo Alencar, para a nova formação do Sub-20, o clube optou por seguir o padrão que vem utilizando na modelo de montagem de elencos competitivos e por isso não optou por participar da Copinha neste ano. “O Grêmio vem trabalhando com planejamento. Para disputar a Copinha, não poderia ser diferente. Não seria viável a gente montar uma equipe às pressas e de repente participar por participar, esse não é o objetivo do clube”, disse o coordenador da base, ao realçar as campanhas recentes do time profissional e das equipes Sub-15, que chegou na 2ª fase do Paulista, e Sub-17, que avançou até a 3ª fase do campeonato estadual da categoria.
Depois de um longo hiato, em 2022, as categorias Sub-15 e Sub-17 voltaram a disputar os Campeonatos Paulistas de base.
Diante da ascensão da equipe prudentina no cenário do futebol do interior paulista, o presidente do Grêmio Prudente, André Garcia, confirmou, em entrevista ao O Imparcial em outubro do ano passado, que o clube estava com o planejamento em curso para a reabertura da categoria Sub-20 em 2024. No horizonte, inclusive, não é descartada a construção de um Centro de Treinamento na antiga sede da Associção Luso-brasileira, as margens da Rodovia Júlio Budisk, em Álvares Machado, área adquirida pela empresa de e-commerce de materiais esportivos do mandachuva do Carcará.
Hoje, Alencar, o coordenador da base gremista, deu detalhes sobre a estruturação do Sub-20 do Carcará para esta temporada. As principais são:
• Luiz Henrique Dalbem, o Epitácio, será o treinador do Sub-20, conciliando a função de auxiliar técnico de Ademir Fesan no profissional;
• O plantel da categoria deverá ser composto por até 23 atletas para a disputa, já nesta temporada, do Campeonato Paulista Sub-20;
• Seis atletas que estavam no Sub-17 e passaram da idade limite da categoria treinam com os profissionais nesta pré-temporada e devem compor o grupo de jogadores que formarão o Sub-20 do Grêmio Prudente;
• A seletiva do dia 20 deste mês é voltada para atletas da região do oeste paulista e adjacências para posteriormente seleções pontuais de jogadores de outras localidades do país.
“O que a gente tem visto neste último ano é uma procura muito grande pelo Grêmio Prudente. Temos visto um direcionamento de agentes de atletas buscando o Grêmio. No Sub-15 e no Sub-17, tivemos atletas que foram negociados. Isso é devido ao trabalho que vem sendo feito. A ideia é sempre formar equipes competitivas e que a gente possa disputar um Paulista e buscar os objetivos da competição”, destacou Alencar ao falar sobre o planejamento da categoria Sub-20 para 2024.
Entre as principais negociações da base em 2023, estão dois atletas que estavam no Sub-17, o meia Raphael Carnelos, que foi para a base do Palmeiras, e o atacante Willie, negociado junto ao Goiás (GO).