Caratecas encerram participação no Mundial

APRENDIZAGEM Competição ocorreu na cidade Santa Cruz de Tenerife, na Espanha

Esportes - PAULO TAROCO

Data 01/11/2017
Horário 13:29

Os dois caratecas da região que integraram a equipe brasileira encerram a participação na 10ª edição do Campeonato Mundial da modalidade, nas categorias cadete, júnior e sub-21. A competição mundial ocorreu na cidade Santa Cruz de Tenerife, na Espanha, do entre os dias 25 a 30 deste mês. Brenda Eduarda de Sá Oliveira da Silva e Gustavo Furuuti Fernandez fizeram parte da delegação brasileira, compostas por 35 atletas e quatro treinadores da CBK (Confederação Brasileira da modalidade).

A prudentina Brenda Eduarda de Sá, de 17 anos, atuou pela categoria katá (demonstração) feminina, júnior (até 17 anos). Ela não avançou da primeira fase, onde foi vencida por Nicol Pyzh, de Israel, por 5 pontos a 0. A atleta de Israel foi eliminada nas semifinais pela japonesa Morimoto Rina, campeã da categoria.

Mesmo sem trazer uma medalha para o Brasil, a prudentina salientou a importância de representar o país na competição mundial. “Adquiri experiência. Vi atletas com muita qualidade. Não espera a derrota nessa fase, mas valeu como aprendizado. Foi muito significativo, também pela felicidade de poder representar o país”, avalia.

Após a participação na Espanha, a carateca retomará os treinamentos com a equipe Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente), onde é treinada por Alexandre Serra, visando o ciclo olímpico do caratê, que se iniciará em 2018.

Já Gustavo Furuuti representou o país na categoria shiai kumitê (combate) masculina, até 57 quilos. O atleta de Álvares Machado, que compete pela equipe de Piracicaba (SP), foi eliminado também na primeira fase pelo atleta da Eslováquia, Tomaz Hudales, por 3 pontos a 0. A única medalha do Brasil foi a prata de André Santos, no shiai kumitê, cadete (14 e 15 anos) masculino, até 70 quilos.

Publicidade

Veja também