Caratecas da região lutam pelo Mundial, na Espanha

Brenda de Sá e Gustavo Furuuti representarão o Brasil, a partir do dia 25 deste mês, nos tatames em Santa Cruz de Tenerife

Esportes - PAULO TAROCO

Data 18/10/2017
Horário 12:20
Cedida/ Brenda Eduarda de Sá, Carateca completará 17 anos as vésperas do Mundial, na Espanha
Cedida/ Brenda Eduarda de Sá, Carateca completará 17 anos as vésperas do Mundial, na Espanha

Dois caratecas da região estão a caminho da Espanha, onde representarão a equipe brasileira no Campeonato Mundial da modalidade, das categorias cadete (14 e 15 anos) até a sub-21. A prudentina, Brenda Eduarda de Sá Oliveira da Silva e o machadense Gustavo Furuuti, participam das disputas que começam no dia 25 e vão até o dia 30 deste mês, na cidade de Santa Cruz de Tenerife, na ilha espanhola de Tenerife. Ambos conquistaram a vaga após os êxitos obtidos no Campeonato Pan-Americano deste ano, realizado na Argentina.

Gustavo Furuuti representará o Brasil na categoria shiai kumitê (combate), cadete, menos de 57 quilos. O atleta de Álvares Machado fará sua estreia em campeonatos mundiais organizados pela WKF (Federação Mundial de Caratê, na sigla em inglês), uma vez que ele já tem participação em um Campeonato Mundial da categoria escolar.

Na tarde de ontem, em uma academia em Presidente Prudente, Gustavo Furuuti realizou o último treino antes do embarque de hoje à Espanha, visando acertar os últimos detalhes antes da competição mundial. “Nessa hora é importante trabalhar a confiança, a estratégia, trabalhar como será conduzida uma luta”, explica o carateca, antes de adentrar nos tatames em mais um treino.

O machadense treina há aproximadamente nove anos e, há cerca de um ano, representa a equipe de Piracicaba (SP) nas competições nacionais. No próximo ano, o carateca começará a competir pela categoria júnior (16 e 17 anos). Apesar de considerar ser muito cedo para almejar uma vaga aos próximos Jogos Olímpicos, em Tóquio, no Japão, em 2020, Gustavo Furuuti fala que a chance no Mundial pode ser apenas o começo de um sonho que pode ser concretizado na próxima oportunidade olímpica. Até lá, ele ressalta o valor do trabalho que ainda terá pela frente. “Sem dúvida penso sim. Mas agora preciso trabalhar para manter essa oportunidade”, comenta.

 

Festa só depois

A outra representante da região no Mundial da Espanha, Brenda Eduarda de Sá, também possui no currículo a mesma experiência de Gustavo Furuuti em mundiais. A prudentina representará o país na categoria katá (luta imaginária), júnior (16 e 17 anos), pela primeira vez em competições da WKF, após participação em mundial escolar.

Hoje com 16 anos, a atleta está no caratê desde os 8 anos e integra a equipe da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente) desde os 10 anos, treinada por Alexandre Serra. No dia 23, assim como Gustavo Furuuti, ela estará na Espanha, onde comemorará seu 17º aniversário. “As regras em um Mundial são bem mais rígidas. Talvez um bolo. Mas festa só após o mundial”, comenta com risos a carateca prudentina. Ela embarca para Tenerife na noite de hoje.

Publicidade

Veja também