Com 20 representantes de três associações, além da carateca Valéria Kumizaki, que luta pela Associação Studio Global de Karatê/FMEL, de Itajaí (SC), a região de Presidente Prudente assegurou 19 medalhas – seis ouros, três pratas e dez bronzes – na etapa final do Campeonato Brasileiro de Caratê, ocorrida entre 1º a 4 deste mês, no Ginásio do Náutico Atlético Cearense, em Fortaleza (CE). A seleção paulista conquistou o título da competição com 105 medalhas, sendo 32 ouros, 28 pratas e 45 bronzes.
Com Moacir Quissi, Bruno Kenki Kito e Erick Menezes Canto conquistaram dois bronzes no Ceará
Associação com o maior número de competidores da região, a equipe da Secretaria de Esportes de Presidente Prudente (Semepp) contou com 16 caratecas no nacional. No total, o elenco garantiu 14 medalhas, sendo quatro ouros, três pratas e sete bronzes. O principal destaque foi, novamente, a carateca Brenda Eduarda Sá Oliveira da Silva, que conquistou dois ouros: pelo katá (luta imaginária) e no kumitê (combate), na categoria 12 e 13 anos, menos de 35 quilos (kg).
Outra estrela que brilhou em terras cearenses foi a atleta Maria Eduarda Rodrigues Borgato, sendo a melhor na categoria mirim B, 8 e 9 anos, no katá. O quarto ouro veio com o machadense Gustavo Furuuti Fernandes, na de 10 e 11 anos, menos de 40 kg. Além deles, Isabela Correa Rainho garantiu dois bronzes, pelo katá e kumitê, na de 12 e 13 anos, menos de 54 kg, enquanto que Sandriele Cristina Neris Alves ficou em terceiro pelo kumitê, na de 16 e 17 anos, menos de 54 kg; e Joel Vieira Berçocano levou o bronze, também no kumitê, no entanto pela de 14 e 15 anos, menos 63 kg.
A equipe é comandada pelo técnico Renato Franco e conta com o apoio do Projeto Aquarela da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), da vereadora Elza Alves Pereira e Pereira, Elza do Gás (PTB), do deputado estadual Ed Thomas (PSB), além de Juliano Borges, da Coordenadoria Municipal da Juventude.
Trio de bronze
Sob a batuta do professor Moacir Quissi, os caratecas Bruno Kenki Kito e Erick Menezes Canto, da Associação Quissi, conquistaram duas medalhas de bronze na etapa final do Brasileiro. Bruno Kito ficou em terceiro lugar na categoria 10 e 11 anos, acima de 50 kg, no kumitê, enquanto que Erick Menezes assegurou o bronze no kumitê, pela 12 e 13 anos, abaixo de 40 kg.
Único representante de Presidente Venceslau, o carateca Gabriel Hamada ficou em terceiro lugar na categoria 14 e 15 anos, menos de 63 kg, pelo kumitê. O competidor integra a equipe da Associação Wadô-Ryu e é treinado pelo professor Pedro Andrade.
Pelo ouro
Patrocinada pela Botica Nativa e pelo Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (Fundesporte), do governo do Estado de Santa Catarina, a prudentina Valéria Kumizaki se sagrou campeã brasileira no kumitê, sênior, até 55 kg. A atleta foi seguida no pódio pela também paulista, Renata Trevisan, que ficou com a prata, além das brasilienses Camile Santos e Rayane Rodrigues. Além do individual, a prudentina ainda assegurou o ouro por equipes.
SAIBA MAIS
INTERCÂMBIO DE TÉCNICAS
Nos próximos dias a prudentina Valéria Kumizaki embarca rumo ao continente Europeu, onde desenvolverá um treinamento com a duração de cerca de 20 dias, juntamente com a seleção turca de caratê, atual campeã europeia. O objetivo de Kumizaki, conforme informa a assessora de imprensa da atleta, Taisa Nelli, é se preparar para a quarta e quinta etapa do Circuito Mundial da Primeira Divisão da Federação de Karatê (WKF, na sigla em inglês), que ocorrem em Istambul, na Turquia, entre 7 e 8 de setembro, e em Frankfurt e Hanau, na Alemanha, entre 21 e 22 do mesmo mês.