Começou ontem, o Campeonato Mundial de Caratê, que segue até o dia 30 de outubro, na cidade de Linz, na Áustria e a carateca Valéria Kumizaki, que será a representante prudentina na competição, estreia hoje, contra Thalia Terrero Alcantara, da República Dominicana. A disputa é realizada a cada dois anos e é uma das mais importantes da categoria, junto com as Olimpíadas. "Estou animada com esse mundial, empolgada e quero muito ganhar uma medalha", disse a carateca, em entrevista por telefone, direto do país europeu, onde se prepara para um dos principais desafios de sua carreira.
Valéria Kumizaki é a representante prudentina na competição
Valéria foi um dos nomes mencionados em reportagem publicada pela WKF (World Karate Federation), como um dos destaques da competição, na categoria até 55 kg. "Surpresas e uma competição aberta e emocionante estão garantidas no feminino até 55 kg do mundial, que conta com uma longa lista de caratecas top de linha, que irão estrelar uma missão espetacular ao ouro e capturar instantaneamente a atenção dos fãs de caratê em todo o mundo", relata a publicação, em tradução do inglês.
Preparação
Em reportagem publicada no início de outubro, por
O Imparcial, Valéria descreve sua preparação para a competição na Áustria. "No ano passado, depois que eu fui campeã na
Premier League, em Okinawa, no Japão, conheci o dono do clube onde treina a Bettina Blank, que é uma das principais atletas da Áustria, disse que quase não tinha apoio no meu país, e eles me convidaram para vir treinar com ela quando eu estivesse na Europa e que eu poderia competir pelo clube deles", relatou Valéria, destacando que as despesas com hospedagem, alimentação e de inscrições nos torneios a serem disputados também ficam por conta dos europeus.
"Foi uma ótima oportunidade fazer a mesma preparação que a Betina para o mundial, conhecendo e treinando com outras pessoas, de vários lugares do mundo e essa experiência conta muito para que eu chegue bem preparada para o mundial", destacou a prudentina na época.
Valéria lembra ainda do apoio fundamental da Agência de Turismo e Casa de Câmbio Koentur, de Prudente, que bancaram a viagem para a Europa. "Quero agradecer aos proprietários Sergio Miyasaki e Oswaldo Miyasaki pelo patrocínio", ressalta.