O Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Santo Anastácio, inaugurado em outubro deste ano, está oferecendo atendimento aos pacientes que buscam apoio psicológico e psiquiátrico, com uma equipe técnica especializada. O Caps realiza uma série de atividades terapêuticas individuais e em grupo, com o objetivo de promover o bem-estar emocional e psicológico dos atendidos.
Entre as diversas ações, destaca-se a iniciativa de um espaço destinado ao cultivo de hortifrútis, implementado pela Prefeitura de Santo Anastácio nos terrenos ao lado do Caps.
Segundo a secretária de Saúde do município, Raquel Cralcev, a horta não é apenas uma estratégia para promover a sustentabilidade, mas também uma importante ferramenta terapêutica, permitindo aos pacientes se conectarem com a natureza e realizarem atividades que favorecem o cuidado e a autoconsciência.
“O Caps tem sido um espaço fundamental para a recuperação e a qualidade de vida de nossos pacientes. Estamos investindo em ações que promovam a saúde mental e, ao mesmo tempo, incentivem a participação ativa dos pacientes em atividades que estimulem a autoestima e o desenvolvimento de habilidades. O cultivo de hortas, por exemplo, oferece momentos de relaxamento e sensação de pertencimento, além de ser uma importante atividade de integração com a comunidade”, destacou a secretária de Saúde.
Para os próximos meses, a expectativa é ampliar as atividades oferecidas, fortalecendo ainda mais os vínculos comunitários e permitindo a todos que passam pelo Caps, ter acesso a uma saúde mental integral e de qualidade.