O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) cogita a possibilidade de investimento com capital estrangeiro na região do Pontal do Paranapanema, para produção de SAF (Combustível Sustentável de Aviação).
Ector Gervasoni
Governador Tarcísio em sua mais recente visita à região, em novembro, na Feicorte
DO ORIENTE MÉDIO
Em tratativas com Fundo de Investimento do Oriente Médio – que concentra territórios da Ásia Ocidental e conta com países como Arábia Saudita, Catar, Turquia e Emirados Árabes – o governador sugeriu atuação no Pontal.
GRANDE PRODUÇÃO
A produção de SAF a partir do etanol, com demanda estimada em atingir o consumo de 11 bilhões de litros em 2037, conforme consultoria do Itaú BBA e dados noticiados pela publicação especializada JornalCana, referência científica do setor sucroenergético.
COMBUSTÍVEL DO FUTURO
Visando o mercado nacional e internacional, a produção de SAF está amparada por lei recente, de outubro do ano passado. É a chamada Lei do Combustível do Futuro e que estabelece diretrizes de aumento dos biocombustíveis na matriz energética brasileira.
PROGRAMA NACIONAL
Junto com a lei veio o ProBioQAV (Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação), que exigirá dos operadores aéreos o uso obrigatório de SAF dentro de dois anos, ou seja: a partir de 2027.
DUPLA DIMINUIÇÃO
A lei obrigará a redução de emissões de gases poluentes, que contribuem para o efeito estufa, começando com 1% e aumentando gradativamente em 10 anos, até chegar a 10% em 2037. Também há o objetivo de diminuir a dependência do petróleo.
COM EXCLUSIVIDADE
A possibilidade sobre investimento de capital estrangeiro na região do Pontal foi comentada pelo governador em entrevista exclusiva para as rádios 101 FM e Nativa de Prudente, ao jornalista Joilton Carlos.
CIDADÃO DO PONTAL
No recente Encontro de Prefeitos em Brasília, na condição de presidente da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), o ex-prefeito de Prudente, Ed Thomas (MDB), entregou dois títulos de Cidadão do Pontal.
MINISTRO E REITOR
A entrega foi feita em nome dos 54 municípios integrantes da entidade municipalista para o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, e o reitor do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), Silmário Batista dos Santos.
MOTIVAÇÃO ESPECIAL
A homenagem a Márcio França teve como motivação especial o repasse de R$ 6,8 milhões ao Hospital de Esperança, com as parcelas de convênio com o Estado enviadas em 2018 e 2019. Seu governo foi de 6 de abril de 2018 a 1º de janeiro de 2019.
Cedida
Márcio França recebe de Ed Thomas o título de Cidadão do Pontal
ÁREA DA EDUCAÇÃO
A homenagem a Silmário é pela construção de um campus do IFSP em Prudente, no Parque Imperial, com previsão de inauguração em breve, oferta de 800 vagas em 20 cursos. Investimento de R$ 11,5 milhões.
Cedida
Entrega do título de Cidadão do Pontal para Silmário Batista dos Santos
LONGA CAMINHADA
Na época de Márcio França governador, Ed Thomas cumpria seu 4º mandato de deputado estadual. Juntos caminharam por 15 anos no PSB. Nas negociações e início da construção do instituto, Ed era prefeito de Prudente.
RECENTES FILIAÇÕES
Precedendo as filiações do empresário César Lima e do agropecuarista Tiago Jacintho, dentre os recentes filiados no PSD em Prudente estão o cirurgião dentista Valter Torrezan Gouvêa e os empresários Fernando Rodrigues Carballal e Aparecido Peruque.
TIME DE MULHERES
Na ala feminina: a cirurgiã dentista Genny das Graças Smith Angelo, a servidora pública aposentada Eli Cristina Pereira da Silva e as advogadas Lídia Aparecida Canetti e Carla Vanessa Saviolo.
COM O LÍDER MAIOR
O escritório regional do PSD em Prudente conta com a atuação de Renan Luiz do Nascimento, mais conhecido como Renan do Liu, que fez selfie com Gilberto Kassab, o presidente nacional do PSD, em sua recente estada na cidade.
Ector Gervasoni
Renan Nascimento em selfie com o líder nacional do PSD, Gilberto Kassab
RELAÇÃO RESPEITOSA
A prefeita de Presidente Venceslau, Bárbara Vilches (PP), e o vice-prefeito Patrício Becker (União) foram convidados para o anúncio que o Frigorífico Kamar entrará em funcionamento em março. É no prédio do antigo Frigorífico Kaiowa.
Wagner Bueno
Fernando Kato, entre o vice Patrício Becker e a prefeita Bárbara Vilches
ORIGEM DO NOME
Prefeita e vice estiveram com o empresário Fernando Kato, dono de frigoríficos em outros Estados e sócio do empresário do ramo Mauro Martos. Daí o nome Kamar, a junção do ka de Kato e mar de Martos.
HARMÔNICO, PORÉM...
Embora deva haver harmonia entre os poderes, nem sempre há convergência no pensar e no agir entre os representantes dos poderes Legislativo e Executivo, até por conta de que são independentes.
LUA DE MEL CURTA
Em Prudente, a legislatura anterior começou em lua do mel com o Executivo, mas alguns foram desgarrando e a eleição da mesa diretora do segundo biênio causou divisão ao ponto de gerar profundo descontentamento do chamado grupo dos 5.
AJEITANDO A CARGA
Na atual legislatura, o momento, utilizando linguagem figurada e com todo respeito que merecem os vereadores, é para “ajeitar a carga” da posição de cada um e que parece meio “bagunçada na carroçaria”, sem posições claras e cristalinas.