Um canteiro de cosmos-amarelo (Cosmos sulphureusl) chama a atenção na Rua Antônio Almodova, no Jardim Aquinópolis, atrás do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, em Presidente Prudente.
A beleza da floração amarela-alaranjada já atrai, inclusive, pessoas interessadas em fotografá-la.
De acordo com informações publicadas pelo Herbário da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), a planta, originária da América Central, é muito ramificada, atingindo, no máximo, dois metros de altura. Suas flores, de forte coloração amarela-alaranjada são, na verdade, inflorescências tipo capítulo, ou seja, muitas flores diminutas organizadas espiraladamente sobre uma base denominada receptáculo. As "pétalas" alaranjadas, na verdade, não são pétalas, mas estruturas que compõem uma corola ligulada, cuja função é atrair polinizadores.
Ainda segundo o herbário da universidade, o cosmos-amarelo é muito comum em diversas regiões do mundo devido à facilidade de sua dispersão e adaptação, sendo, por vezes, considerada indesejada, embora sua floração proporcione um belo espetáculo em áreas abertas. "Com comprovado efeito alelopático inibitório sobre outras ervas daninhas, o cosmos vem sendo estudado como fonte para obtenção de herbicidas naturais", completa.
Foto: Sinomar Calmona - Floração de cosmos-amarelo em Prudente