Candidatura raiz

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 26/07/2024
Horário 04:28

Com aprovação do seu nome em convenção do PDT para disputar a Prefeitura de Prudente, o empresário do ramo de toldos, Nilton Miranda, pedetista raiz com quase 40 anos de filiação, se apresenta como candidato de esquerda.

ENTRE OS PRIMEIROS 
O partido, fundado em 1979, foi instalado em Prudente seis anos depois. Em 1985, a assistente social, advogada e ativista dos direitos humanos, Therezinha de Godoy Zerbini, trouxe a sigla e o pré-candidato a prefeito esteve entre os primeiros filiados.

ESPOSA DE GENERAL
Embora esposa de general, sua militância no espectro político sempre foi de esquerda, amiga da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), companheiras de prisão durante o regime militar. O general Euryale de Jesus Zerbini (1908-1982) foi contra o golpe militar.

QUATRO VEREADORES
Nilton Miranda conta ao Plantão que, com o seu envolvimento direto, o PDT elegeu de uma só vez quatro vereadores em Prudente: Hélio Cortez (1950-2010), Nico Rena, Luiz Gomes Pedrosa e Telmo Guerra. Foi na 13ª Legislatura, de 2001 a 2004.

SEIS DÉCADAS E MEIA
Nascido em 12 de março de 1956 no Paraná, em 1959 sua família trocou Porecatu por Prudente. O que se deu em decorrência da transferência de seu pai nas Casas Pernambucanas. Portanto, dos seus 68 anos de idade, são 65 de Prudente.

NA VILA EUCLIDES
Fez o ensino básico na Escola Professor Adolpho Arruda Mello, no centro de Prudente. Morou na Vila Euclides, na Rua Álvares Machado, até se casar há 43 anos com Antonia de Oliveira Miranda, professora estadual aposentada. 

NO PARQUE SHIRAIWA
Têm dois filhos: Ana Talita de Oliveira Miranda, médica formada pela Unoeste e que atua como cirurgiã cardíaca em Brasília, e o especial Ricardo Augusto de Oliveira Miranda. A família mora há 38 anos no Parque Shiraiwa.

SERVIDOR E PILOTO
Dos 15 aos 18 anos de idade, Nilton foi servidor público federal concursado na função de telegrafista dos Correios. Deixou o serviço público para ser piloto. Por ironia, sofreu acidente de carro e então trocou a aviação por fabricação de toldos.

ÁREA DE COMUNICAÇÃO
Conta que nos Correios eram três meninos telegrafistas: ele, Adilson Rabelo e João Barbosa da Silva “Chocô”. Dentre outros, tiveram como professores da profissão nesta área de comunicação Célio Romeiro (1930-1998) e José de Mello Brito (1937-2020).

DISPUTAS ELEITORAIS
Em anos de baixa votação do PDT em Prudente, Nilton foi candidato a vereador em 2008 e em 2012. Sua companheira de chapa, Camila Maracci Pachela, foi candidata a vereadora em 2020. Não foram eleitos.

CHAPA PURO SANGUE
No aguardo dos trâmites legais para oficialização das candidaturas, o PDT se apresenta com chapa puro sangue. A pesquisadora de mercado Camila é do mesmo partido que Nilton. A presidência local é de Lincoln Venâncio Pinheiro.

NADA OU MUITO POUCO
Nilton tem o entendimento de que a esquerda fez muito para Prudente, incluindo entre as obras o Conjunto Habitacional João Domingos Netto, com 2.343 casas; e diz que com a direita os últimos dos prefeitos não conseguiram nada ou muito pouco. 

Publicidade

Veja também