Candidatos apostam em propaganda gráfica para divulgar imagem

Donos de gráficas acreditam que a demanda deve ser maior que nas eleições de 2020

Eleições - Cassia Motta

Data 28/09/2024
Horário 06:14
Foto: Maurício Delfim Fotografia
Gráficas de Prudente já estão atendendo demanda de candidatos
Gráficas de Prudente já estão atendendo demanda de candidatos

Com a campanha eleitoral a todo vapor, os candidatos estão focados em divulgar sua imagem, seu número, feitos e propostas. Entre as formas mais tradicionais de marketing político, destacam-se os produtos gráficos, desde os populares santinhos e folhetos até cartazes e banners. Com isso, a procura por gráficas está aquecida. Na Gráfica Cipola, que está em Presidente Prudente há 28 anos, os pedidos são para santinhos, adesivos de carro, folders, planos de governo. Segundo o proprietário João Pedro Cipola, “a procura está sendo grande”. “Na última eleição por exemplo, em 2020, para prefeito por exemplo, chegamos a fazer mais de 1 milhão de santinhos durante a campanha. Para vereador, foram mais de 10 mil”.

Na Cromograf, há 30 anos na cidade, os trabalhos também estão aquecidos. “Acredito que vá superar a última eleição, em 2020. Estamos atendendo não só Prudente, mas também candidatos de cidades da região”, afirma Josiane Boigues da Silva, dona da gráfica. O carro-chefe, segundo ela, é o santinho, mas também estão produzindo bottons, colinha, plano de governo.

Mesmo com as redes sociais, também uma ferramenta para os candidatos, Josiane acredita que, por enquanto, não vai comprometer a procura por materiais gráficos. “Sabemos que a tendência é diminuir a procura por produtos gráficos por conta das redes sociais, mas acredito que pode haver um equilíbrio entre os dois, mas, por enquanto, a procura está grande”.

Na AD Gráfica, há 28 anos prestando serviços em Prudente, o dono Adail Bucchi Junior diz que as redes sociais não atrapalham em nada a procura pelos produtos gráficos. “Estamos fazendo muitos santinhos, colinha, o brasileiro gosta mesmo é de papel [rs]”.

Já em Presidente Epitácio, o dono da Vip Uniformes e Impressão Digital, André Kuba, reforçou o estoque de material para atender os clientes. “Em 2020, nas últimas eleições para prefeito e vereador, ano do auge da pandemia da Covid-19, a procura foi maior por santinhos, mas também outros materiais. Assim como ocorreu comigo, outros donos de gráficas também ficaram sem material, porque vinha da China. Este ano já reforcei o estoque antecipadamente, pois temos quatro candidatos a prefeito e mais de 200 candidatos a vereador”, afirma o proprietário, que também está atendendo candidatos de Caiuá e Bataguassu (MS).

Desde o início dos trabalhos, André afirma que a procura está bem maior do que em 2020. “Não ainda mensurar em porcentagem, mas a procura está bem maior do que em 2020, não só por santinhos, mas por outros materiais como adesivo de carro, faixas e banners.”

Publicidade

Veja também