Campeã do carnaval 2015 será conhecida hoje

Competição entre escolas foi uma das novidades da festa em PP neste ano; outra foi a realização no Recinto de Exposições

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 17/02/2015
Horário 06:46
 

 

Uma das novidades no carnaval de Presidente Prudente, neste ano, foi além do novo local do desfile - Recinto de Exposições Jacob Tosello -, realizado sábado, as escolas de samba serem avaliadas e julgadas. O público que prestigiou uma das festas mais populares do mundo, bem como as agremiações, poderão conhecer nesta tarde, às 16h, no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) Professor Samoel Brondi, a campeã de "O novo carnaval de Prudente".

A escolha dos jurados, assim como a decisão de competição entre as participantes, foi da Associação das Escolas de Samba da cidade. São eles: Paulina Paulino, educadora e interlocutora de projetos sociais, representando Prudente; Osvaldo de Lima Siqueira Júnior, diretor de Cultura e Sérgio Allan, ritmista da escola de samba Unidos de Vila Alegrete e maestro da Orquestra Tambores de Prudente, ambos de Martinópolis; professor José Brito de Souza, diretor de Cultura de Regente Feijó; e Carlos Macedo, diretor de Cultura de Caiabú.

Jornal O Imparcial 150 integrantes da Se Sair é Milagre brilharam em diversas alas para mostrar "Sem Preconceito"

Emerson Milton Vieira, 41, presidente da associação, diz que as escolas fizeram uma bonita apresentação, cumprindo cada uma o papel proposto. Segundo ele, tiveram alguns contratempos, mas nada que tenha comprometido o brilho da festa. "Toda experiência não pode garantir 100% de acertos. Trabalharemos para melhorar no ano que vem, tanto na estrutura do local, quanto das escolas... Foram apenas alguns detalhes e isso podemos tirar de letra", garante o presidente.

Um dos pontos citados por Vieira foi a questão da expectativa de público, onde associação e Setur (Secretaria Municipal de Turismo) aguardavam aproximadamente 8,5 mil pessoas (número de ingressos disponibilizados) e pela contagem dos convites 5.100 pessoas compareceram.

"Volto a dizer que experiências geram surpresas , mas nem sempre ruins. Nossa preocupação era a segurança do público, por isso a distribuição de convites. Acreditamos que em próximos eventos isso pode ser superado. Foi um ótimo carnaval", salienta o presidente.

 

Dentro do programado


"O Novo Carnaval de Prudente". Este foi o tema desenvolvido na maior cidade do oeste paulista, e de acordo com Carlos Alberto Corrêa da Silva, Carlos Casagrande, secretário de Turismo, o desfile ocorreu como o programado, e todas as agremiações abrilhantaram o evento.

Para ele, o recinto atendeu todas as necessidades de um desfile. "Por ser novo, o primeiro carnaval a ser realizado em um recinto, podemos dizer que foi um dos melhores na questão estrutural e de segurança. Nos reuniremos na próxima semana para fazermos um levantamento dos pontos positivos e negativos, para juntos alinharmos o carnaval de 2016", acentua o secretário.

 

Na passarela


O evento teve início às 21h no sábado, com a corte real do carnaval, a rainha Érika Pires Canela da Silva, 23, e Willian Hugo Corrêa dos Santos, 25, a bordo do Furakão, o Trem da Folia de Prudente. Cada agremiação teve de 40 a 60 minutos para se apresentar no circuito do samba.

Das cinco participantes, quem abriu o desfile foi o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Sereno, que cantou o samba-enredo "Prudente Em Festa", dos autores Claudinho e Marcelo Aguiar. Os integrantes da escola, que tem à frente Milton Carlos Sebastião, fizeram uma viagem evidenciando o clima de festivo dos anos 60, 70 e 80, que era cheio de alegria.

Logo após, quem tomou a cena foi o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Se Sair é Milagre, com Anderson Csuk de Souza (Careca), Élcio Oliveira Silva (Grandão) e Emerson Marques Da Silva (Timbraun), deram vida ao samba-enredo "Sem Preconceito", feito pela ala de compositores Danilo, Grandão, Gali, Mestre Titica e Juninho.

Como Eduardo dos Santos Alves, Dú Baia, presidente da escola, havia mencionado em matéria anterior, 150 integrantes brilharam nas alas do sol, arco-íris, pé no chão, baianas, baianinhas, empreguetes, menos favorecidos e a afinada bateria.

Na sequência, o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos de Quem Vier fez bonito mostrando no palco do samba o "Encanto das Artes". O carnavalesco Victor Hugo Santos é quem assina as fantasias dos 150 integrantes que levaram o teatro, cinema (Charles Chaplin), música, dança, literatura, escultura e pintura, circo e capoeira mostrando o que é um espetáculo de carnaval.

O Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Independente da Real Grandeza foi a quarta escola a desfilar, onde apresentou parte da história do esporte prudentino com o samba-enredo "Presidente Prudente Pátria Mãe Berço de Atletas". A criação é de Zezinho Frutuoso, puxada pelo mestre do carnaval, Laércio Sabiru Custódio. Natação, vôlei, atletismo, basquete, judô, entre outros esportes saíram das quadras, campos e piscinas e deram o ar de sua graça na passarela do samba da real Grandeza.

Encerrando a grande festa popular com chave de ouro, entrou em cena o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba da Zona Leste, a que tem mais histórias de longos anos de avenida prudentina. O samba-enredo "Quatro Elementos da Natureza", terra, água, fogo e ar, de Ataíde da Cuíca, foi interpretado pelo presidente da escola João Tavares da Silva, o Fornalha, César, Ricardinho, Jorginho do teclado, Berocha e Diego Porto.
Publicidade

Veja também