Impecável ao longo de 2022, o Grêmio Prudente coroou a trajetória do acesso à Série A3 do Paulistão com o título invicto do Campeonato Paulista da Segunda Divisão na tarde deste sábado no Estádio Paulo Constantino, Prudentão. O zagueiro Eduardo Biazus fez o gol da vitória por 1 a 0 do Gavião Carcará sobre a Itapirense num jogo que parecia se encaminhar para o 0 a 0 e fez os quase 13 mil torcedores tirarem o grito de gol da garganta para deixar a festa no Prudentão ainda mais especial. Uma tarde histórica para o futebol prudentino que após 15 anos, desde o OPEC (Oeste Paulista Esporte Clube) volta a levantar uma taça no Prudentão.
Com a medalha de campeão no peito e bastante emocionado ao lado da esposa Giuvana, o técnico Marcos Campagnollo falou do sentimento em copar a Bêzinha de maneira invicta. “Alegria! Dever comprido com todos que nos ajudaram. Mais do que merecido para estes atletas. Tudo o que eles fizeram, a cumplicidade e a família que foi criada e os números mostram tudo o que foi feito”, ressaltou o comandante de um Grêmio Prudente que, em 22 jogos, venceu 16 e empatou seis partidas. “Invicto e isso é uma façanha que a gente nunca vai esquecer. A cidade de Prudente não vai esquecer. Nós, profissionais, não vamos esquecer e está todo mundo de parabéns. Todos engajados e imbuídos num objetivo desde o primeiro dia que cheguei aqui e foi alcançado, que é o mais importante!”, acrescentou Campagnollo, que espera ficar no clube.
No entanto, ainda não foi o dia do “fico” do treinador. Segundo o técnico, as conversas estão adiantas para renovação do contrato com o Grêmio Prudente que expira no dia 30 deste mês. “Vamos conversar com presidente. A gente tem bastante tempo pra conversar. A conversar está bem adiantada. A gente espera que fiquemos. Minha esposa gosta bastante da cidade. A cidade nos acolheu de braços abertos. Vamos conversar, mas agora vamos comemorar!”, completou.
BRIGAR PARA SUBIR PARA A2
O presidente do Grêmio Prudente, André Garcia, pontuou que o planejamento do clube para 2023 é conquistar o acesso para a Série A2 do Paulistão. “O objetivo é reforçar a equipe: vamos manter algumas peças, vamos trazer outras melhores e mais experientes, mais rodadas. Temos um time forte e vamos brigar para subir de novo”, enfatizou o mandachuva do Gavião Carcará, que confirmou que Campagnollo está próximo de fechar a renovação para a próxima temporada. “A gente vai conversar a semana que vem. Ele está com vontade de ficar e a gente também, é só uma questão mesmo de ajustar contrato”, indicou André Garcia.
Membro da diretoria do Grêmio Prudente, João Paulo Tardin, falou da sensação de dever cumprido e do engajamento que o clube conseguiu junto à população prudentina. “Que isso seja somente um primeiro degrau da história do Grêmio Prudente que vem pela frente aí”, pontuou Tardin, que também ilustrou o que será a organização do clube para as próximas temporadas. “Não tem mais a limitação de idade, sabemos que vamos ter que fazer um pouco mais de investimento, mas a ideia desde quando a gente assumiu é sempre estar trabalhando para estar brigando pelo acesso”.
“A gente que com a maior brevidade possível fazer com que o Grêmio alcance o patamar mais alto do futebol paulista”, enfatizou.
DEVE VOLTAR PARA O RJ
Artilheiro do Grêmio Prudente em 2022, o atacante Jeferson Dí Maria não deve permanecer na equipe. Segundo o presidente da equipe prudente, o Boa Vista (RJ), que possui o passe do atleta, manifestou o interesse de contar com o camisa 9 para a próxima temporada do Campeonato Carioca. “É pouco provável que o Dí Maria fique. Ele está aqui por empréstimo e o Boa Vista sinalizou que quer ele para o Carioca”, revelou.
Com humildade, Dí Maria agradeceu a todo staff do Grêmio Prudente. “A definição é gratidão. [...] Fruto de muito trabalho, dedicação e muito empenho de não só nós jogadores, mas de quem está por trás e não é visto. Todos merecem este título. É um momento que vai mudar a vida de muitos, não só da instituição, mas também de nós atletas. Agora, é comemorar!”, disse o atleta, que manifestou o interesse de ficar em Presidente Prudente. “Não depende só de mim. O Grêmio foi um clube onde as pessoas me receberam muito bem. Pessoas humildes que reconheceram o meu trabalho. Me identifiquei com o clube e agora é esperar para ver o que Deus tem preparado para a gente”, demonstrou Dí Maria.
“SENSAÇÃO MARAVILHOSA!”
Uma das peças essenciais da engrenagem que levou o Grêmio ao título invicto da Bêzinha, o auxiliar-técnico do Gavião Carcará, Luís Henrique Dalben, o Epitácio, que comandou o clube no ano passado, falou da “sensação maravilhosa” em conquistar a cereja do bolo nesta temporada. “Nos outros dois anos nós sofremos, mas sensação de conquistar o título dentro da nossa casa com tanto torcedor presente e fazendo história do jeito que a gente fez, eu não trocava o acesso do ano passado por tudo o que nós vivemos hoje. Foi uma sensação única!”, revelou Epitácio.
“NEM CAIU A FICHA AINDA”
Um dos destaques do setor defensivo dos “Invictos da Bêzinha”, o zagueiro Eduardo Biazus fez, aos 34 da segunda etapa, o gol da vitória na finalíssima contra a Itapirense e falou do sentimento em balançar as redes na decisão. “Olha, nem caiu a ficha ainda. Fiz o ‘golzinho’ aí com a minha família presente e não tem nem como explicar isso daí”, apontou o defensor, que emendou a sensação do título diante de quase 13 mil torcedores. “Cara, como falei, não tenho como explicar: o sentimento é de objetivo concluído primeiramente com acesso e depois de poder dar este título para a torcida, para o Grêmio principalmente e para nós também é uma sensação incrível, invicto ainda e com este público presente, acho que nunca teve um público assim”, confidenciou o zagueiro, que tem contrato com São Joseense (PR) e provavelmente voltará para a equipe do futebol paranaense