Campanha incentiva doação de sangue no HR de Prudente

Iniciativa do Departamento de Segurança da Unoeste visa mobilizar comunidade neste final de ano, quando estoques costumam diminuir devido a festas, viagens e aumento de acidentes

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 18/11/2024
Horário 17:44
Foto: Ector Gervasoni/Unoeste
Iniciativa do Departamento de Segurança da Unoeste é realizada pelo terceiro ano consecutivo
Iniciativa do Departamento de Segurança da Unoeste é realizada pelo terceiro ano consecutivo

O Departamento de Segurança da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) deu início nesta segunda-feira à campanha "Doação Nota 1000". Realizada pelo terceiro ano consecutivo, a ação tem como objetivo mobilizar a comunidade acadêmica e a população para a importância da doação de sangue, especialmente em um período crítico em que os estoques costumam diminuir devido às festas de fim de ano e ao aumento das viagens e acidentes.

A iniciativa segue até sexta-feira e tem como meta reforçar o estoque de bolsas de sangue no Núcleo de Hemoterapia do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente, que de setembro para cá viu as doações caírem em torno de 30%. De acordo com a coordenadora do local, Cláudia Cavali Santello, o ideal seria que a captação de bolsas fosse de 1,2 mil por mês. Mas, atualmente, esse número tem girado em torno de 800 bolsas por mês.

O major Edson Aparecido Torchi Duro, supervisor do Departamento de Segurança da Unoeste, destaca a importância do engajamento ampliado este ano. “Nos anos anteriores, focamos na parceria com a Santa Casa. Este ano, priorizamos o Hospital Regional em colaboração com o Instituto RH, estendendo a campanha para todo o corpo discente, docente e funcionários da Unoeste, além de grupos de igrejas e amigos dos vigilantes. A intenção é reforçar as doações para o período de fim de ano, quando a demanda aumenta”, enfatizou.

O engajamento dos colaboradores do Departamento de Segurança é um ponto forte da campanha. Com mais de 100 funcionários, entre vigilantes, fiscais, seguranças e controladores de acesso, muitos deles fazem da doação uma prática constante. “Toda vez que realizamos a campanha, nossos colaboradores abraçam a causa com entusiasmo. Só não doa quem não pode por questões de saúde ou intervalos obrigatórios entre doações”, acrescenta o major Torchi Duro.

A coordenadora do Núcleo de Hemoterapia do HR destaca que a campanha “Doação Nota 1000” reforça o compromisso da Unoeste com a saúde e bem-estar da comunidade, promovendo um ato de solidariedade e incentivo à doação voluntária. Ela salienta ainda a importância que campanhas como essa têm para manter os estoques de sangue estáveis. “O sangue tem validade e precisamos de doadores todos os dias para que o estoque se renove. Principalmente agora, época de fim de ano, onde há aumento nos índices de acidentes e a necessidade de sangue cresce. Quando há mobilizações como essa da Unoeste, a quem somos gratos, as pessoas se sensibilizam e lembram da importância da doação”, destacou.

Fazer o bem sem olhar a quem

Doadores frequentes, como o vigilante Laudelino do Nascimento Leite, que trabalha no Laboratório de Análises Clínicas da Unoeste, são um exemplo da importância da doação regular. Aos 49 anos, Laudelino doa sangue desde 2016 e acredita que ajudar o próximo é um ato de amor e responsabilidade social. “Muitas pessoas têm receio, mas posso garantir que é seguro e tranquilo. É uma forma de praticar o bem, é um ato de amor”, declara ele.

O vigilante Adeíldo Rosa Araújo, de 46 anos, participou pela primeira vez da campanha e vê na doação de sangue uma oportunidade de fazer o bem. “É sempre bom ajudar o próximo. Hoje estou aqui como doador, mas pode ser que um dia eu precise. E se temos essa possibilidade e saúde para doar, por que não doar?”, questionou.

Quem pode doar?

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar acima de 60 quilos e ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal. O Núcleo de Hemoterapia do Hospital Regional funciona de segunda a sábado, das 7h às 17h, inclusive aos feriados.

Publicidade

Veja também