O aparecimento de lesões na boca é visto muitas vezes de forma inocente, no entanto, requer atenção especial caso a cicatrização não ocorra em um prazo máximo de 15 dias, já que esses sinais são um dos principais sintomas do câncer de boca. O Inca (Instituto Nacional de Câncer) estimou para 2016 o surgimento de 15.490 casos da doença no país, sendo que 11.140 acometeram o público masculino. Tendo isso em vista, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente desenvolve, paralelamente à Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, uma ação que busca prevenir e identificar o câncer de boca de forma precoce. Assim como na campanha de imunização, o público mais visado são as pessoas acima de 60 anos, que estão suscetíveis ao problema em função dos traumas aos tecidos, causados pelo uso inadequado de próteses dentárias.

Atendimentos ocorrem até 19 de maio em unidades de saúde
De acordo com o cirurgião dentista da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab – Cohabão –, Sérgio Antônio Carnellós, isso não quer dizer que os demais públicos não serão atendidos pela campanha. A demanda espontânea também pode procurar o serviço de saúde bucal de qualquer UBS ou ESF (Estratégia da Saúde da Família) do município. Segundo o profissional, a promoção desse tipo de atendimento se faz necessária, porque normalmente a pessoa ignora uma lesão de longa duração ou então desconhece a sua presença.
Ao fazer a avaliação, os odontologistas da rede municipal conseguem verificar sinais suspeitos e concluir se eles implicam em uma ameaça para a saúde do paciente. Em 2016, a campanha resultou no diagnóstico de dois casos de câncer bucal e, como aponta Antônio, o objetivo é justamente detectá-los o mais cedo possível, para a maior eficácia do tratamento.
Sérgio observa que os principais fatores de risco para o desenvolvimento da patologia é o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, próteses mal adaptadas, diabetes, hereditariedade e a exposição solar, sobretudo em pessoas de pele muito clara. Já o Inca destaca que os sintomas são, além das lesões, manchas e placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca e bochecha; caroços no pescoço; e rouquidão persistente. Nos casos mais avançados, manifestam-se a dificuldade de mastigação e de engolir; dificuldade na fala; e sensação de que há algo preso na garganta.
Sérgio esclarece que, nos atendimentos das UBSs de Prudente, se algum caso suspeito é levantado, o paciente é encaminhado para o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) para a realização da biópsia e, se confirmada a patologia, o início do tratamento.
O aposentado Severino Liberato do Araújo, 75 anos, passou pelo Cohabão na manhã de ontem e aceitou o convite para fazer o exame intra e extrabucal. "Considero a prevenção importante, pois depois que o problema aparece, pode ser tarde", comenta. Os atendimentos nas unidades de saúde municipais seguem até 19 de maio, sendo que, neste intervalo de tempo, ocorre o Dia D da mobilização, marcado para o dia 13, quando a campanha ganhará maior ênfase por parte dos serviços públicos. Os interessados em fazer a sua avaliação podem procurar o posto mais próximo de sua casa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.