A Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Presidente Prudente, também conhecida pela sigla BPW Brasil (Business and Professional Women, em inglês), lança hoje a nova campanha de doação de órgãos, tecidos e leite materno. O evento será realizado às 19h, no anfiteatro da Fapepe/Uniesp (Faculdade de Presidente Prudente), com palestras ministradas por médicos especialistas sobre o assunto, e depoimentos de pessoas transplantadas que moram na cidade. A ação conta com a parceria da Uniesp, assim como do curso de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Lions Clube Cinquentenário, Rotary Leste, Rotary Rosa dos Ventos, Banco de Olhos, Santa Casa de Misericórdia, Promarke (Associação de Propaganda e Marketing), APM (Associação Paulista de Medicina) e 29ª Subseção da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil do Estado de São Paulo), entre outros.
Integrantes da BPW e Lions Cinquentenário detalham campanha
De acordo com a presidente da BPW, Juliana Nogueira Stabile, o evento é aberto ao público em geral e a expectativa é que o encontro de lançamento reúna cerca de 500 pessoas. "O nosso objetivo é esclarecer as dúvidas sobre a doação, com detalhes de todo o processo, além de sensibilizar as famílias sobre a importância do ato para salvar vidas", declara.
Segundo Juliana, as pessoas devem declarar em vida para seus familiares que pretendem ser doadoras quando vierem a falecer, e isso facilitará o processo para que seu desejo seja cumprido. "Para muitas famílias ainda é difícil permitir que o corpo do filho passe por um procedimento para retirada de órgão. E é justamente mudar essa visão que pretendemos com a campanha", comenta Luiz Gimenez, integrante do Lions Cinquentenário.
Gimberto Bertolini Neto, presidente do Lions Cinquentenário, diz que o cenário de doações tem melhorado nos últimos anos, devido aos trabalhos de conscientização que são feitos, inclusive pelas equipes nos hospitais. "Mas ainda existem muitos que resistem. As palestras serão bem esclarecedoras e os depoimentos dos transplantados farão as pessoas refletir melhor sobre isso, que é nosso intuito", acrescenta.
No decorrer do mês, panfletos informativos estarão disponíveis em diversos locais, e no dia 24 de setembro haverá uma ação com os parceiros no centro, com distribuição de informativos, que marcará o encerramento da campanha.