O Ambulatório Médico Municipal de Presidente Prudente e as unidades de saúde do município concluíram na sexta-feira o balanço da campanha "Fique sabendo 2024", que marcou o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, lembrado em 1° de dezembro. Conforme dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), após 11 dias de campanha, foram realizados 4.055 testes rápidos, que detectaram seis novos casos positivos para HIV (vírus da imunodeficiência humana) e 60 positivos para sífilis. Também foram distribuídos 267 autotestes.
De acordo com o farmacêutico do programa DST/aids, Jefferson Saviolo, "a campanha deste ano foi um sucesso, com excelentes números alcançados". Explica que cada unidade de saúde será responsável pelos pacientes com diagnóstico positivo, que serão contatados para realizarem a contraprova.
“Os positivos para HIV são encaminhados para o Ambulatório Municipal, onde serão realizados novos exames, como a coleta do CD4 e da carga viral, que vão avaliar a função do sistema imunológico. Caso o positivo seja confirmado, o paciente seguirá com o tratamento no ambulatório, onde também fará a retirada da medicação”, aponta.
Ainda conforme Saviolo, os casos de sífilis seguem o fluxograma das unidades de saúde, onde o paciente vai ser submetido a um segundo exame, conhecido como VDRL (Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas), para saber se a sífilis que foi diagnosticada no primeiro teste é ativa ou não. Se o VDRL for, o paciente seguirá para tratamento na unidade de saúde.
Caso algum munícipe tenha interesse em realizar o exame fora do período da campanha, é só ir até o Ambulatório Médico Municipal, localizado na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2.357, em frente ao HE (Hospital de Esperança).