A Câmara Municipal de Martinópolis pretende ouvir os moradores da cidade sobre a possível instalação do serviço de Zona Azul. Ainda não foi definido o meio que será utilizado para que os munícipes opinem sobre o assunto, mas há possibilidade de ser feita uma enquete ou até mesmo, uma audiência pública.
No momento, a casa de Leis realiza uma série de iniciativas para divulgar o PL (Projeto de Lei) nº 18/15, autoria do Executivo, que diz respeito à instalação da cobrança. Desde sexta-feira o ato é divulgado em carros de som, no site da Câmara (onde a população pode ter acesso a todo o conteúdo do projeto) e também foi publicado no jornal da cidade.
Além destes, os moradores podem retirar uma cópia do projeto até 21 de agosto, na sede do Legislativo, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
Intenções
Segundo a diretora da Câmara, Mariana Schott Mello, "o objetivo é que toda população se informe, saiba do que se trata o projeto, o porquê do ato, quais as vias estipuladas para o sistema e o valor a ser cobrado". Mello ressalta que o Legislativo também quer ouvir a opinião, críticas e sugestões que possam contribuir com o projeto.
O prefeito Antonio Leal Cordeiro, Tonho (sem partido), diz estar ciente da divulgação e acha importante, já que cria um canal entre os poderes e a população, com vistas a mostrar o que é o PL e seus detalhes.
O projeto de lei foi encaminhado e recebido pela Câmara Municipal no dia 29 de julho, porém, ainda não houve discussão por meio dos vereadores devido ao período de recesso (as sessões retornaram anteontem).
Mesmo assim, a diretora da casa de leis esclarece que os vereadores, que já estão cientes do conteúdo do PL, pretendem levantar as opiniões dos munícipes.
Ela diz que ainda não há definições, nem quanto à forma de colher as sugestões – embora alguns moradores já tenham dado sua opinião diretamente na repartição pública – nem a data para o ato. Somente após este procedimento é que o PL segue para votação dos vereadores.