A Câmara Municipal de Indiana reabriu suas portas ontem liberando o atendimento ao público, e a noite realizou sua sessão ordinária, com a presença de todos os vereadores. Segundo a presidência do Legislativo, deverá permanecer em atividades, obedecendo as orientações da Secretaria de Saúde do município.
O sistema de saúde de Indiana continua alertando a população em geral para o perigo da contaminação pela Covid-19. O número de pessoas contaminadas chega a 491 em nosso município, e a vacinação prossegue, mas de forma lenta, pelo número reduzido de vacinas que chegam, atendendo por enquanto as pessoas com idade acima de 80 anos. Uma pessoa continua hospitalizada, e são seis óbitos registrados. O comércio trabalha obedecendo as orientações, restringindo o número de clientes para evitar aglomerações e a maioria das pessoas utilizando máscaras.
Devido ao aumento de casos de Covid-19 em Martinópolis, e a ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que atingiu o limite de 100%, a Prefeitura recomenda a todos os munícipes, através do Sistema de Saúde, que intensifiquem as ações de prevenção ao vírus (distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos). E ao perceber sintomas suspeitos, procurar o Centro Municipal da Covid-19, localizado ao lado da Santa Casa de Misericórdia.
Na semana passada ocorreram muitas reclamações de moradores de Indiana em virtude da grande quantidade de lixo, com restos de árvores cortadas e entulhos jogados nas ruas. As reclamações de certa forma surtiram efeito, pois a Prefeitura recolheu a maior parte deixando a cidade com um aspecto bem mais agradável. No município existe o Código de Postura, aprovado pela Câmara Municipal, na gestão passada, que inclusive prevê multa e orienta para que os munícipes façam a locação de caçambas evitando jogar entulhos em plena via pública, entretanto, esse código não vem sendo aplicado na atual administração.
Até parece que estamos anunciando a música do Trio Parada Dura, mas não é nada disso, elas chegaram novamente como acontece nesta mesma época, todos os anos, provocando a alegria das pessoas e até mesmo a curiosidade, pois em bandos elas promovem uma fantástica revoada, acompanhada daquele alarido já conhecido. Chegam em bandos e permanecem sempre juntas, escolhendo um local de permanência como se fosse cadeira cativa, no centro da cidade, e outros bandos voam para a zona rural, como na estrada do bairro Chora-Chora, local que ficam por vários dias, até seguirem viagem para novas plagas.
A pandemia parece que veio para ficar durante um tempo indefinido. No começo, todos achavam que seria por "uns dias" tão somente, e logo tudo voltaria à normalidade, porém, essa terrível doença causou enormes mudanças no modo de vida dos brasileiros. Em Indiana, houve mudança nos horários do transporte coletivo, o que prejudicou muitas pessoas que trabalham em Presidente Prudente ou em outras cidades vizinhas. E enquanto esses horários não são restabelecidos entra em cena um outro meio de transporte, por meio de aplicativo, que tem sido bastante utilizado, com segurança, conforto, sem aglomerações, e os preços são mais acessíveis aos trabalhadores.
Uma ótima iniciativa em Martinópolis é a formação da Equipe de Avaliação para Acolhimento da Pessoa Idosa. A equipe é formada pela Fabiana kuranishi Roberta dos Anjos (assistente social), Juliana Aparecida Feltrin (enfermeira), Luciane Donega (psicóloga), e Carla Roberta dos Anjos (assistente social). A equipe pode ser acionada pelo Ministério Público ou Judiciário. Será feita uma triagem para avaliar a necessidade de cada idoso.
Outra boa ideia foi lançada através de uma campanha de conscientização ela Prefeitura de Martinópolis, que atualmente gasta mensalmente R$ 87 mil com o transporte do lixo doméstico para um aterro sanitário em outra cidade. Com o objetivo de diminuir esse gasto, a municipalidade está solicitando aos moradores para separem, em suas próprias casas, o lixo orgânico, materiais recicláveis, folhagens, ajudando assim o meio ambiente e o serviço público da cidade.
Um editorial do Jornal o Estado de São Paulo, intitulado “A imunidade, a impunidade e a bandidagem”, trouxe uma frase para que cada brasileiro faça a reflexão de acordo com o seu ponto de vista: "Criminoso não pode se passar por parlamentar" (Notas & Informações 27/02).
"Nem todos os dias são bons. Mas sempre há algo bom em cada dia"