Durante a janela partidária iniciada em 7 de março e encerrada em 5 de abril, a maioria dos vereadores da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente migraram de legenda, formando novas bancadas na casa.
Os vereadores Demerson Dias (Demerson da Saúde), José Alves da Silva Junior (Professor Negativo) e Wellington de Souza Neves (Wellington Bozo) optaram pelo Republicanos. Já os vereadores Douglas Kato Pauluzi, Enio Luiz Tenório Perrone e Miriam Brandão mudaram para o PSD (Partido Social Democrático).
Os parlamentares Tiago Santos de Oliveira, João Barbosa Ferreira (Joãozinho da Saúde) e William César Leite estão no PP (Partido Progressistas). A vereadora Joana D’Arc Patrício do Nascimento e o vereador Ivan Itamar da Silva filiaram-se ao partido União Brasil.
Somente dois integrantes da casa de leis optaram por se manter nas siglas em que foram eleitos: a vereadora Nathália Barbosa Gonzaga no PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) e do vereador Mauro Neves, no Pode (Podemos).