Nesta sexta-feira, o cantor prudentino Thiago André Barbosa, o Thiaguinho, será homenageado em sessão solene, às 20h, quando receberá a Medalha de Mérito Grande Colonizador Coronel José Soares Marcondes, na Câmara Municipal. De autoria do vereador William Leite, a solenidade terá acesso restrito por conta da pandemia da Covid-19 e será transmitida ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube: www.youtube.com/tvcamaradepresidenteprudente.
A homenagem busca reconhecer o cantor, compositor e instrumentalista, “um dos mais versáteis e criativos artistas brasileiros”, por divulgar e promover a cidade onde nasceu com a música “Prudente”.
Em biografia anexa ao Projeto de Decreto Legislativo, consta que ele nasceu em Presidente Prudente, no dia 11 de março de 1983. Ainda criança, cantava e tocava violão no coral da igreja que frequentava com sua mãe. Aos 12, já compunha. Estudou Comunicação na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).
Seu primeiro trabalho foi no grupo Samba e Suor, mas foi no reality show “Fama”, em 2002, que o cantor foi revelado nacionalmente. No ano seguinte, foi convidado para ser o vocalista do grupo de pagode Exaltasamba, onde permaneceu durante nove anos. Com o grupo gravou dez CDs e cinco DVDs. Em 2009, participou da gravação do CD/DVD “O Baile do Simonal”, realizada no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, na qual interpretou a faixa “Na galha do cajueiro”. Em 2010, a música “Valeu”, de sua autoria em parceira com Rodriguinho, conquistou o Prêmio de Música Digital na categoria “Música Mais Vendida”.
Em 2012, Thiaguinho decidiu deixar o grupo e seguir carreira solo. Nesse mesmo ano, lançou o CD “Ousadia & alegria”, que estourou com a música título. Em 2013, lançou o EP “Mais e Mais” e, em 2014, o álbum “Outro Dia, Outra História”, que emplacou nas paradas com a música “Caraca Muleke”.
Recentemente o cantor lançou “Vibe”, com 12 novas canções de sua autoria e, numa delas, rende a homenagem à cidade onde nasceu. Na música que tem o título “Prudente”, ele diz para a amada: “Te levo até para Prudente”.