Câmara de Prudente lança site “Legislativo Sustentável”

Portal reúne notícias de ações da casa de leis para incentivar outros setores públicos e sociedade civil

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 24/08/2019
Horário 10:02
AI da Câmara - Lançamento ocorreu durante o Fórum ODS
AI da Câmara - Lançamento ocorreu durante o Fórum ODS

Na sexta-feira, a 17ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente lançou o site “Legislativo Sustentável”, durante o Fórum ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) - Pontal do Paranapanema, realizado no Centro Cultural Matarazzo. O site (www.cmprudente.com/a3p) foi desenvolvido pelo analista legislativo de TI (Tecnologia da Informação) da casa, André da Rocha, e faz parte das ações da Comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública, A3P, formada pelos servidores de carreira, Danilo de Almeida Zagatti, Fernando Batoqui França e Lenon Fachiano Silva.

A ideia é mostrar as ações possíveis e já realizadas, mas, principalmente, incentivar outros setores públicos e a sociedade civil a terem iniciativas sustentáveis. “São várias ações que implantamos desde a criação da Comissão A3P, como o projeto de microgeração de energia solar [sistema fotovoltaico] implantado neste ano; a redução do consumo de copos plásticos; a diminuição drástica do uso diário de garrafas pet de água; controladores de iluminação automática nos corredores de uso comum, entre outros”, afirma Zagatti.

Além do site como novidade, o servidor adiantou as ações que estão em fase de implantação, como o desligamento automático, ao fim do expediente, dos equipamentos de ar condicionado instalados nos gabinetes; e, ainda, um sistema próprio de protocolo virtual para eliminar o uso de papéis nas audiências públicas e sessões solenes.

Práticas de sustentabilidade

A Comissão A3P foi implantada pela 17ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente. Este é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.

A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

Durante a abertura do Fórum ODS, o presidente da Câmara Municipal, vereador Demerson Dias (PSB), destacou a importância destas ações, bem como a eficiência dos servidores de carreira. “Estas ações mostram, em números, o motivo da Câmara de Presidente Prudente ser uma das mais econômicas do Estado de São Paulo e também do Brasil. É importante destacar o trabalho dos nossos servidores, que realizam essas atividades, muitas delas simples, mas que geram economia aos cofres públicos e conscientização para a população”, pontua o chefe do Legislativo.

Ao fazer uso da palavra ao final da apresentação do servidor, o vereador Wellington de Souza Neves (PSDB), ressaltou a criação da lei municipal nº 9.735/2018, de sua autoria, que obriga organizadores particulares de eventos em espaços públicos a realizarem serviços de coleta seletiva dos resíduos secos gerados durante os eventos. Além disso, devem fazer a correta destinação dos mesmos para cooperativas ou associações de catadores estabelecidas no município.

Publicidade

Veja também