A conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância da política no cotidiano da população resultou na certificação da Câmara Municipal de Álvares Machado como "Parceira da Juventude” durante o 7º Conexidades - Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados, que foi encerrado no último sábado (8), na cidade de São Sebastião, litoral paulista.
A Câmara foi representada pela presidente, vereadora Estela do Escritório, que recebeu o certificado das mãos do secretário estadual da Justiça e Cidadania de São Paulo, Fábio Prieto de Souza, durante o terceiro dia do encontro, que faz parte do calendário do Estado de São Paulo. "É uma emoção muito grande representar a Câmara Municipal e a nossa cidade na entrega dessa certificação, que é muito importante para o Legislativo. A Câmara de Álvares Machado foi a primeira a ser chamada de todas as cidades presentes. E, ao receber o certificado das mãos do secretário de Justiça, ele falou para continuar o trabalho, pois o caminho é a juventude".
A presidente do Legislativo ressalta a importância da conscientização de crianças e jovens sobre o emprego da política pública na criação de ferramentas para o desenvolvimento do município. "A Câmara Mirim é um trabalho muito bonito e enriquecedor, pois é educativo. Faz o aluno entender como é a atividade legislativa, desde a elaboração de projetos até a votação em plenário, e da importância da criação de projetos de lei”.
Realizado pela Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo) e pela Coordenadoria Estadual de Políticas para a Juventude, o encontro reuniu importantes figuras dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil para discutir temas que estão diretamente relacionados com o cotidiano da população, como educação, segurança, saúde, tecnologia, turismo, infraestrutura, sustentabilidade, cultura, responsabilidade social, diversidade, política, empreendedorismo, entre outros.
Neste ano, os focos principais foram a mudança climática, desafios da gestão pública, papel e o fortalecimento nos movimentos femininos nas eleições, além de projetos de escolas inovadoras e tecnológicas na rede estadual de ensino.
Criada em 2011, a Câmara Mirim de Álvares Machado teve seus trabalhos retomados este ano. A primeira sessão com os vereadores mirins será na próxima sexta-feira (14), às 9h, com estudantes do Sesi (Serviço Social da Indústria)
A sessão mirim ocorrerá no Plenário Vereador Sebastião Antônio Pereira, sede do Legislativo Machadense. Toda a população está convidada a participar.
Em seguida, de forma escalonada, ao longo do ano, participarão os alunos das oito unidades da rede municipal de ensino.