Câmara assina cheque em branco para o prefeito

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 27/04/2025
Horário 04:30

CHEQUE EM BRANCO
Ao aprovar a venda de 82 terrenos do município, a Câmara de Vereadores de Presidente Prudente assinou cheque em branco para o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã, (Rep), considerando não terem sido avaliados o preço de cada imóvel nem o valor total.

CHAMA A ATENÇÃO
O que chama a atenção neste caso, e que o Plantão registra somente como constatação e sem espaço para alimentar picuinha, é o fato da situação totalmente inversa há um ano e três meses, quando o ex-prefeito Ed Thomas (MDB) propôs a venda de 19 terrenos.

SEM ALTERAÇÃO
Na ocasião, os argumentos eram os mesmos de agora, centrados na proposta de incremento da arrecadação municipal com a venda de áreas inutilizáveis e com os benefícios de gerar tributos e zerar custo de zeladoria.  

DEMANDA SOCIAL
Outro aspecto igual: são áreas sem demanda social para a Prefeitura, por estarem próximas de condomínios fechados. Ed retirou o projeto diante da “baixa temperatura” na Câmara pela aceitação e da “alta temperatura” contrária de alguns setores.

TANTO QUANTO
Diante de posições tão discrepantes, o Plantão entendeu que caberia saber o que pensa o ex-prefeito e ele disse entender a dificuldade financeira da Prefeitura, tanto naquele quanto neste momento. Os que se manifestaram contrários antes, agora se calaram.

2,8% DO TOTAL
Somam 46 milhões de m² as áreas de propriedade da Prefeitura, conforme o secretário municipal de Planejamento, Laércio Alcântara. As 82 áreas que poderão ser vendidas, gradativamente e por licitação, somam 1,3 milhão de m². Representam 2,8% do total. 

GRATA SURPRESA
Em evento na capital federal, o vereador Douglas Kato (PSD) foi surpreendido com a fala do presidente nacional do seu partido, o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab.

SONHO DO LÍDER
O líder nacional do PSD (Partido Social Democrático) disse, em pronunciamento público e documentado em vídeo, ser seu sonho ver Douglas Kato deputado federal, na cadeira que foi ocupada pela senadora Mara Gabrilli, do mesmo partido. 

BANDEIRAS E CAUSAS
Kassab entende que o vereador prudentino reúne todas as condições de representar as bandeiras e as causas defendidas por Mara na Câmara dos Deputados. Em sua fala, citou a expressiva votação para vereador, como o mais votado e com mais de 4 mil votos. 

Foto: Cedida - Senadora Mara Gabrilli e vereador Douglas Kato, indicado por Gilberto Kassab para ser candidato a deputado federal

LEQUE ABERTO
A prefeita de Presidente Venceslau, Bárbara Vilches (PP), expande a sua atuação para a região em duas frentes: presidente do Cirsop (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista) e vice-presidente da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema).

BREVE LICITAÇÃO
Na Unipontal, tomará posse no próximo dia 30, juntamente com a nova diretoria. No Cirsop, já está atuando e prevê para maio ou junho a licitação de concessão do manejo de resíduos sólidos. O projeto está disponível para consulta pública até 2 de maio.

DEZ MUNICÍPIOS
Municípios a serem beneficiados: Álvares Machado, Caiabu, Paraguaçu Paulista (SP), Martinópolis, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Rancharia, Regente Feijó, Santo Anastácio e Santo Expedito.

ACATA E RESOLVE
Para desemperrar a licitação, teve reunião do Tribunal de Contas entre as equipes técnicas de lá e a que elaborou o projeto aqui; com o Cirsop acatando e resolvendo todos os apontamentos que foram apresentados. 

CAUSA E EFEITO
Houve encontro com o novo conselheiro do Tribunal de Contas, Maxwel Borges de Moura Vieira. E o trabalho em andamento é continuidade ao do ex-presidente do Cirsop, o então prefeito de Álvares Machado, Roger Gasques (PP).

PRIMEIRA PREFEITA
Primeira mulher a comandar a Prefeitura de Venceslau e no segundo mandato, reeleita com mais de 70% dos votos, Bárbara tem em seu histórico de gestora pública a reestruturação da máquina administrativa e da cidade.

MELHORA GERAL
A renovação e ampliação da frota municipal, incluindo maquinários, possibilitaram melhorar a zeladoria e realizar obras reivindicadas pela população há muitos anos, como foi a pavimentação da Avenida Maria Nunes Ribeiro, no Jardim Ipanema. 

MAIS DE 30 ANOS
O asfalto que era esperado há mais de 30 anos resultou do convênio de R$ 1 milhão, assinado em novembro de 2023 no Palácio dos Bandeirantes, junto ao governador Tarcísio de Freitas (Rep) e o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB).

A FOTO E O FATO
A foto que documentou a assinatura do convênio oferece a leitura do quanto Bárbara é determinada, tendo ido à São Paulo dias após o nascimento do seu filho Francisco, em primeiro seu mês de vida. 

Foto: Cedida - Prefeita Bárbara, com o filho Francisco no colo, o governador Tarcísio apoiando o documento e o deputado Bragato

APENAS UMA PARTE 
As melhorias incluem novas unidades de saúde, reformas de escolas, recursos tecnológicos de educação, galerias de escoamento de águas pluviais para resolver alagamentos de ruas e inundações de casas e recapeamento das principais avenidas. 

IDADE NOVA
Bárbara é jovem. Na próxima quarta-feira (30), completará 38 anos. É natural de Venceslau, filha de Luiz Antônio Garrido Vilches e de Cristiane Medeiros Mustrangi. Esposa de Fábio Junior da Silva e mãe de Francisco Medeiros Vilches da Silva.

COMEÇOU CEDO
Empreendedora por natureza, aos 17 anos se tornou dona de loja de lingerie, no centro da cidade. Formou-se em jornalismo na Escola de Comunicação da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e fez pós-graduação em fotografia na UEL (Universidade Estadual de Londrina).

VOCAÇÃO POLÍTICA
Foi estagiária na Prefeitura e assessora de imprensa na Câmara Municipal; trabalhou em um site e prestou serviços para uma leiloeira de gado. Foi presidente do Lar Aconchego e teve despertada a sua vocação para a vida pública.

TUNEL DO TEMPO
Em 28 de abril de 1984, era inaugurado o Balneário Municipal Thermas, que em 2007 passou a ser Sesc (Serviço Social do Comércio) Thermas. Amanhã, serão 41 anos da inauguração pelo prefeito Virgílio Tiezzi Junior (1952-2023) e o governador Franco Montoro (1916-1999).

VOLTA À REDE
A professora Sonia Pelegrini volta à rede municipal de ensino, agora na condição de diretora concursada. Está na Escola Professora Francisca de Almeida Góes Brandão, na Vila Liberdade, ao lado do Tiro de Guerra. 

TEVE O COMANDO
Entre outras atuações na rede, foi secretária municipal de Educação, na gestão do prefeito Nelson Bugalho, que é do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), o mesmo partido pelo qual Sonia concorreu a uma cadeira na Câmara de Vereadores, nas eleições do ano passado.

Publicidade

Veja também