Câmara aprova mudanças

José Vicente

COLUNA - José Vicente

Data 13/04/2022
Horário 03:39

O Legislativo de Indiana não mais realizará suas sessões nas terças feiras como sempre ocorreu. A partir da próxima semana, os vereadores deverão realizar suas reuniões ordinárias às segundas, quebrando uma tradição de muitos anos. Assim sendo, no próximo dia 18, segunda feira, já haverá a primeira sessão nos moldes do novo calendário, aprovado pelos edis, na última sessão. Lembrando que, em Indiana, as reuniões legislativas ocorrem quinzenalmente.

Câmara entre os 10
Dentre os 644 municípios do Estado de São Paulo, o Legislativo indianense ficou em quarto lugar entre os 10 municípios que menos gastaram com despesas de pessoal e custeio. O vereador Dézinho, presidente da casa de leis, faz questão de exaltar a posição obtida destacando a austeridade na forma de lidar com as contas públicas. Essas informações estão disponíveis no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Destaque para o município de Lucianópolis, que ficou em primeiro lugar, seguido de Gabriel Monteiro e Santana da Ponte Pensa.

Operação tapa-buracos
A Prefeitura de Indiana deflagrou nos últimos dias a chamada operação tapa-buracos, visando sanar os problemas da malha asfáltica, que vem prejudicando a população, principalmente aquela parcela que utiliza veículos automotores. Tanto os bairros como o centro da cidade estavam em péssimas condições e a operação buscou atingir também a rodovia vicinal Prefeito Elias Salomão, que liga Indiana e Regente Feijó. Aliás, a rodovia tem mais problemas, porque além das crateras e imperfeições no asfalto, não conta com acostamentos em vários trechos, além de estarem tomados pelo matagal, que prejudica a visibilidade dos motoristas.

Temporários
Dezenas de pessoas de ambos os sexos estão trabalhando de forma temporária contratadas pela Prefeitura, em atividades de limpeza, por toda a cidade de Indiana. Segundo as informações que temos, esses contratos têm a duração de seis meses, porém, alguns reclamam não ter recebido em dia, chegando a atrasar por mais de dois meses. Por outro lado, esse tipo de ocupação temporária tem ajudado muitas famílias, que estavam completamente sem renda.

Semana Santa
Estamos em plena Semana Santa, que com o passar dos anos mudou bastante. Alguns costumes, como o de não comer carne vermelha durante a Quaresma e, principalmente nesta semana, praticamente desapareceram. Muitas pessoas não cortavam o cabelo, não faziam a barba e também as unhas. Na Sexta-feira Santa paralisavam todas as atividades, não cozinhavam e não realizavam negócios que envolvesse valores monetários. Essas tradições religiosas foram desaparecendo com o passar dos anos, embora algumas famílias ainda mantenham de forma bem rigorosa.

Malhação de Judas
Uma das tradições de católicos e ortodoxos, a "malhação de Judas Iscariotes" ainda permanece em algumas comunidades, não só no Brasil, como em toda a América Latina. A malhação de Judas ou queima, foi introduzida na América por portugueses e espanhóis, dois países onde predomina a religião católica. Em nossa região, até uns 30 anos, a malhação de Judas era um fato corriqueiro, no Sábado de Aleluia, quando se malhava um boneco do tamanho de um ser humano, e depois queimava-se comemorando a derrota daquele que traiu Jesus Cristo.

A Lusa voltou
Quem diria, a nossa querida Portuguesa de Desportos voltou e deverá disputar o campeonato paulista novamente, mandando seus jogos no velho Estádio do Canindé, construído há muitos anos pela comunidade lusitana de São Paulo. Muitos brincavam que a torcida da Lusa era tão pequena que cabia numa kombi, mas a lusa tinha torcedores pelo Brasil todo, inclusive em Portugal, logicamente. Uma curiosidade, em 1973, numa disputa de pênaltis, o árbitro Armando Marques se confundiu e acabou por considerar empatada a partida. Com isso, a Federação Paulista de Futebol considerou os dois clubes campeões daquele ano, dividindo o título.

Em tempo
Creio que aqueles que mais entendem de felicidade são as borboletas e as bolhas de sabão...
(Nietzsche)

Publicidade

Veja também