A Escola do Legislativo “Vereadora Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima” e a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas da Juventude, da Câmara Municipal de Presidente Prudente, lançaram, nesta sexta-feira, a segunda edição do Parlamento Jovem - Programa Multiplicadores de Cidadania, com 130 vagas.
A iniciativa é destinada a adolescentes de 12 a 15 anos que residem em Prudente e que estejam matriculados regularmente na rede pública ou particular de ensino. As vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição e sua confirmação, ou até o dia 29 de fevereiro. Todas as regras, datas previstas dos encontros e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da Câmara, ou pelo link: https://bit.ly/ParlamentoJovemPP.
Na primeira etapa, entre os dias 13 de março e 3 de abril, os participantes do Parlamento Jovem da Câmara terão informações sobre a separação de poderes entre Legislativo, Executivo e Judiciário; arrecadação de impostos e gastos do governo; e cidadania, democracia e hierarquia de leis. Além disso, participarão de um concurso cultural para a eleição de 13 vereadores jovens e a seleção de 13 suplentes, que se dará por meio de elaboração de redação sobre o conteúdo abordado.
Na segunda etapa, entre abril e dezembro deste ano, haverá a diplomação dos 13 vereadores e suplentes, sessão de posse, eleição da mesa diretora jovem e sessões ordinárias e solene e audiência pública, quando serão debatidas questões sociais e políticas, propondo soluções e representando as necessidades e interesses da juventude.
Ainda nestes encontros mensais ao longo do ano, os vereadores jovens e demais participantes terão palestras sobre os mais diversos temas que envolvem a cidadania e o desenvolvimento pessoal.
O projeto foi idealizado pelo presidente da casa de leis, vereador Tiago Santos de Oliveira (PTB), junto com o diretor-presidente da escola, vereador William César Leite (MDB), e o presidente da frente parlamentar, vereador Wellington de Souza Neves, Wellington Bozo (MDB).