Calor reflete na venda de água em Prudente

Em contrapartida, preços não sofrem reajuste conforme aumento de demanda; estação traz sol e chuva para último dia do ano

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 30/12/2016
Horário 10:26


Embora o Instituto Climatempo tenha prometido um verão menos escaldante para a região de Presidente Prudente no final de 2016 e início de 2017, a comercialização de água mineral deve aumentar até o fim da estação, de acordo com os proprietários de fornecedoras e distribuidoras do município. O gerente da Água Santa Inês, Mauro Sérgio Gomes, afirma que não é possível mensurar a quantidade exata de galões vendidos a cada mês da temporada, mas estima-se que as vendas cresçam em 5%. Aponta ainda que, neste ano, a procura se mostra mais oscilante em virtude das variações de temperatura. "No início de dezembro, as vendas aumentaram bastante, mas entre os dias 15 e 20, já houve uma queda por conta do tempo. Isso é normal, pois conforme o clima muda, a vendagem se eleva ou despenca", expõe.

Jornal O Imparcial Altas temperaturas fomentam venda de galões de água

Já o proprietário da distribuidora Água Plus, Leandro Mori, diz que a previsão é que a estação mais quente do ano traga uma alta de 28,5% nas vendas. Segundo ele, a média de comercialização nos demais meses do ano é de 70 galões, ao passo que o verão costuma elevar esse número para 90. Quanto aos preços, os clientes não precisam se preocupar com reajustes, pois os valores permanecem os mesmos. "A mudança de preço depende da fonte da água, mas não vejo possibilidade de ocorrer no momento", pondera.

O proprietário da distribuidora Mina d’Água, José Américo Ferreira Penço, por sua vez, almeja uma elevação de 40% na procura até 20 de março, quando o verão chega ao fim. Isso significa que o número de galões vendidos deve subir de 110 para 150. Ele também enfatiza que os preços são fixos e não sofrem reajuste conforme aumento de demanda.

Mesmo com um verão que deve ser marcado pela alternância de períodos quentes e mais amenos, o consumo de água se faz necessário independente do clima, a fim de evitar a desidratação e complicações consequentes. Esta semana trouxe temperaturas altas para a principal cidade do oeste paulista, as quais devem permanecer, segundo o Climatempo. Entre hoje e domingo, as máximas variam entre 30ºC e 32ºC, enquanto as mínimas oscilam entre 20ºC e 22ºC.

O instituto ainda salienta que o ano vai terminar com a cara da estação, combinando calorão e precipitações. No oeste paulista, a sexta-feira terá predomínio de sol, calor e pancadas de chuva típicas do verão a partir da tarde, podendo ocorrer temporais isolados. Já na véspera do ano-novo, pancadas de chuva estão previstas a partir da tarde e início da noite, com possibilidade de precipitação na hora da virada. O primeiro dia de 2017, por sua vez, será com predomínio de sol, calor, aumento de nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite, havendo risco de chuva forte e temporal localizado.

 

Previsão do tempo























  Hoje Amanhã Domingo
Máximas 32ºC 31ºC 30ºC
Mínimas 22ºC 20ºC 20ºC

Fonte: Instituto Climatempo

 
Publicidade

Veja também