Caged: saldo de empregos tem  alta de 189% em fevereiro, com destaque para setor de serviços

Resultado passou de 199 novos colaboradores, em janeiro, para 576 no segundo mês de 2025, quando foram catalogadas 3.556 admissões e 2.980 desligamentos

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 03/04/2025
Horário 04:00
Foto: Freepik
Setor de serviços expande conforme necessidade por atendimento, transporte, alimentação e outros
Setor de serviços expande conforme necessidade por atendimento, transporte, alimentação e outros

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério do Trabalho apontam que o saldo entre as contratações e demissões, em Presidente Prudente, mais que dobrou, ou seja, teve uma alta de exatos 189,4%, ao passar de 199 novos empregados, em janeiro, para 576, em fevereiro. Isso quer dizer que no segundo mês de 2025 foram 3.556 admissões e 2.980 desligamentos. O destaque ficou para o setor de serviços, que entre 1.718 contratações e 1.281 demissões, teve saldo de 437 novos trabalhadores.

A indústria se manteve estável no segundo mês deste ano, ao contabilizar 101 novos colaboradores, diante de 563 admitidos e 462 desligados, retração de apenas 21 vagas em relação a janeiro. O mesmo ocorreu com a agropecuária, 58 contratações e 56 demissões, em fevereiro: saldo de dois novos funcionários. Já o comércio, que tinha fechado janeiro com índice negativo de 82 empregos, agora saltou para 102 novos trabalhadores, resultado de 1.006 admissões e 904 desligamentos. Por outro lado, a construção, que tinha 86 novos contratados em janeiro, encerrou fevereiro com saldo negativo de 66 vagas, com 211 admitidos contra 277 desligados

Serviços em alta

Para o gestor de negócios da regional de Prudente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Eliezer Sales Ramos, o aumento das contratações no setor na capital do oeste paulista se deve, principalmente, ao crescimento da demanda por serviços e à expansão de negócios no início do ano. 

“O segmento de serviços é um setor muito dinâmico e sempre é um dos primeiros a reagir positivamente ao crescimento econômico da cidade. Os serviços reagem mais rapidamente porque são diretamente influenciados pelo consumo e pela demanda imediata da população, ajustando-se rapidamente à demanda do mercado”, explica Eliezer.

Pontua que, diferente da indústria, que exige planejamento e investimentos de longo prazo, o setor de serviços pode expandir rapidamente conforme cresce a necessidade por atendimento, educação, transporte, alimentação e outros segmentos essenciais.

“Essa tendência deve se manter nos próximos meses, mas dependerá de fatores como o desempenho da economia, novas políticas públicas para o setor e a continuidade do crescimento da demanda por serviços em Presidente Prudente”, conclui.

Reprodução/Caged


Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho apontam saldo entre contratações e demissões

Cedida


Gestor de negócios do Sebrae-SP, Eliezer Sales Ramos

Publicidade

Veja também