Quem pensa num belo café da manhã, logo se lembra daqueles bufês de hotéis, com tudo o que a imaginação do hóspede pode alcançar. Você pode oferecer um igualzinho em casa – com certeza vai ficar muito mais gostoso!
Sugestões para o seu café da manhã especial:
Suco de frutas naturais: laranja, melão, melancia, abacaxi, mamão com laranja, maçã com laranja, uva, acerola ou outro de sua preferência;
Frutas cortadas em pedaços: abacaxi, mamão, melão, melancia, kiwi, pêssego, banana, uva;
Café com leite, chá, achocolatados;
Pães: de queijo, integral, francês, torrada, brioche;
Iogurte com cereais ou granola, aveia;
Queijo-de-Minas;
Bolos, cucas, bolachinhas, cookies.
Bolo Cuca de Castanha-do-Pará
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de açúcar, ¾ xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente, 1 pitada de sal, 4 ovos, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de leite, 1 colher (sopa) de fermento em pó, farinha de trigo para polvilhar a forma.
Para a cobertura: 125g. de manteiga gelada, 125g. de açúcar, 200g. de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de castanhas-do-Pará picadas grosseiramente.
Preparo: Na batedeira, bata a manteiga, o sal e o açúcar até formar um creme claro e leve. Acrescente as gemas e bata mais um pouco. Diminua a velocidade da batedeira e junte a farinha intercalando com o leite. Desligue e adicione o fermento e as claras batidas em neve. Misture delicadamente.
Prepare a cobertura: em uma vasilha, misture todos os ingredientes com as mãos até obter uma farofa. Unte uma assadeira de 27cm. x 37cm. e polvilhe farinha de trigo, despeje a massa e por cima, salpique a farofa. Leve ao forno moderado (200º C), preaquecido, por 15 minutos. Abaixe a temperatura para 180º C e asse por mais 30 minutos ou até que, enfiando um palito, ele saia limpo. Deixe amornar, corte em quadrados e sirva.
Suflê: um prato muito especial
De sabor delicado, os suflês são convidativos com peixes, carnes, saladas ou simplesmente sozinhos. Para não sair da dieta, aproveite essas receitas que são light e facílimas de fazer.
FAÇA SEU SUFLÊ DAR CERTO
Preparar um suflê fofinho e apetitoso exige alguns truques. Então, veja o que você precisa fazer para:
PREPARAR
Bata as claras em neve em temperatura ambiente e bem firmes,
Nunca misture as claras ao restante da massa se ela ainda estiver quente
ASSAR
Asse a massa em forma de cerâmica ou própria para suflê,
Suflês com massa cremosa, como o de queijo e o de tomate, devem ser levados ao forno preaquecido e assados em temperatura média,
Suflês com massa mais consistente, com pedaços de carne ou legumes, podem ser levados ao forno ainda frio mas devem ser assados em temperatura média/baixa.
Coloque a grade no meio do forno para que o ar circule melhor
Quando a massa crescer acima da borda da forma, ficar dourada e firme no tato, o suflê está pronto
SERVIR
O suflê deve ser servido assim que sair do forno para não murchar
Suflê de Couve-Flor
Ingredientes: 2 colheres (sopa) de cebola ralada, 1 colher (sobremesa) de margarina light, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de leite desnatado quente, sal, 1 colher (sopa) de parmesão ralado, 1 couve-flor cozida” al dente”, 2 claras em neve batidas com ½ colher (café) de bicarbonato.
Preparo: Leve ao fogo a margarina e a cebola para dourar. Acrescente a farinha, mexendo bem. Aos poucos, adicione o leite quente e mexa até obter um creme branco consistente. Tempere com o sal e o parmesão ralado. Espere esfriar. Corte a couve-flor em buquês pequenos e junte ao molho branco. Misture a gema e, por último, as claras em neve delicadamente. Coloque em uma forma para suflê untada e leve para assar em forno médio por 25 minutos ou até que fique dourado.
NUTRIÇÃO
Cozinha Inteligente
Desperdício zero! Essa é a meta que devemos ter em mente para nossa casa. E que lugar melhor do que a cozinha para começar a por isso em prática?
Com esse objetivo, pequenas mudanças podem ser promovidas no dia a dia, se estivermos dispostos a aplicarem nossa rotina conceitos muito simples mas importantes, como a reutilização e a reciclagem.
Veja algumas atitudes:
Compre apenas o que vai efetivamente consumir (estocagem só funciona para produtos não perecíveis) e, se possível compre frutas, legumes e verduras semanalmente – o que ajuda a evitar o desperdício. Prefira produtos sem embalagens de isopor ou plástico.
Ao chegar das compras, dedique atenção especial aos produtos frescos: frutas, legumes e verduras devem ser higienizados e acondicionados em embalagens apropriadas. Lembre-se: produtos mal armazenados têm um destino praticamente certo – o lixo.
Sempre que possível, prefira produtos frescos aos congelados, que requerem consumo maior de energia.
Procure aproveitar os alimentos integralmente. Utilizar o alimento em sua totalidade significa, além de maior aproveitamento nutricional, dar o devido valor aos recursos que foram utilizados para que ele chegasse à sua mesa – água e energia são alguns deles.