Nesta época do ano é sempre reforçada a necessidade da prevenção do câncer de próstata entre os homens, por meio da campanha Novembro Azul. Contudo, além dos humanos, a doença também pode acometer os animais, sobretudo os cães não castrados, devido à produção de hormônio ao longo da vida. A constatação certamente é curiosa para muitos que nunca devem ter ouvido falar sobre o assunto.
De acordo com o veterinário Emerson Luiz Ribas, do Hospital Veterinário São Manoel, em Presidente Prudente, o câncer de próstata acomete com maior incidência cães de porte pequeno e com idade acima dos 9 anos. Segundo ele, 80% do tamanho da próstata de cãezinhos acima dessa idade estão acima do normal.
A próstata é a glândula unida à bexiga e à uretra que secreta um líquido branco e viscoso, cuja função é estimular o movimento dos espermatozoides. Em determinada idade, ela pode começar a apresentar certas enfermidades, sendo o câncer de próstata em cães idosos uma delas.
“Uma das doenças mais frequentes é a infecção bacteriana conhecida como prostatite bacteriana. O aumento do tumor da glândula [ou hiperplasia] tem relação direta com os hormônios. Aparece repentinamente, mas se mantém de maneira crônica. Neste caso, as expectativas de cura são elevadas”, expõe o veterinário.
Emerson explica que os tumores de próstata ou cistos com acúmulo de líquidos (hiperplasia prostática cística) são menos frequentes, porém, geralmente malignos. Trata-se de acúmulos de líquidos que podem alcançar grandes dimensões. “Embora os sintomas possam se apresentar de maneiras distintas entre cães, a atenção dos donos sempre se faz indispensável para detectar o tumor a tempo. Assim, o animal terá mais chances de sobreviver”, alerta o profissional.
Atente-se
Emerson Ribas dá dicas para os donos prevenirem seus pets de terem um câncer de próstata. Ele destaca que é recomendável ir periodicamente ao veterinário para identificar cedo possíveis tumores. Porém, se você identificar sintomas (veja box) que o fazem suspeitar da presença de um câncer de próstata, o principal método de prevenção é a castração, pois, ela inibe a produção dos hormônios que é o que estimula o crescimento das células neoplásicas da próstata.
“As chances de cura são boas, desde que a doença seja diagnosticada precocemente. No ano passado recebemos no hospital 15 animais identificados com câncer de próstata, e neste ano já são 23 pacientes até o momento. A cirurgia é delicada e o tratamento quimioterápico bastante agressivo para o animal. Porém, temos um percentual alto de sobrevida desses pacientes”, acentua o veterinário.
SERVIÇO
TRATAMENTO
• A ultrassom é o método mais efetivo para detectar o câncer de próstata em cães idosos;
• Através de medicamentos ou cirurgia;
• Os antibióticos são efetivos no caso da prostatite infecciosa;
• A produção de hormônios masculinos é a causa das doenças na próstata de cães idosos e seu combate é feito com a produção de outros hormônios;
• Se o tratamento for cirúrgico, as opções se reduzem à castração ou esterilização;
• No caso de tumores, recomenda-se a cirurgia de próstata.
SINTOMAS QUE OS TUTORES DEVEM SE ATENTAR
• Sangue na urina ou secretado pelo pênis, dificuldade ao urinar e incontinência urinária são sintomas que precisam de atenção;
• Constipação, mudanças nas fezes e dor ao defecar têm sua origem na pressão que a próstata faz sobre o intestino;
• Se seu cão está mancando ou apresenta uma maneira rígida de caminhar, esses são sinais que evidenciam problemas na próstata. Originam-se da pressão da glândula sobre os nervos posteriores à zona prostática, apesar de serem menos habituais;
• A febre, dores generalizadas, depressão, falta de apetite, perda de peso e vômitos são os sinais mais comuns que indicam que há um problema. De fato, esses sintomas ocorrem em mais de 50% dos casos de câncer de próstata em cães.