Na quinta-feira, duas cadelas foram resgatadas no Cemitério Municipal de Rosana, após terem sido abandonadas pelo dono. De acordo com a Polícia Militar Ambiental, os animais estavam sem alimentação e água, e também apresentavam sinais de maus-tratos.
A informação de que os cães estavam no local chegou por meio de denúncia. Segundo a 3ª Companhia de Policiamento Ambiental, o autor seria um homem de 38 anos, morador da área rural. Diante disso, a equipe foi ao cemitério e encontrou os animais.
Em um primeiro momento, foi observado que as cadelas estavam com fome e em estado crítico de saúde. Elas receberam alimento e água ainda no local. A ação dos militares também contou com apoio da ONG (organização não-governamental) “Somos Todos Animais), e da Clínica Veterinária HomeVet.
Devido ao estado de saúde, receberam o atendimento emergencial que verificou alguns problemas, como caquexia, secreção nasal e ocular, edema em todas as patas, infestação de ectoparasitas em todo o corpo, e anemia severa, conforme o laudo veterinário emitido.
Após o atendimento aos animais, os policiais identificaram o antigo dono das cadelas. De acordo com a polícia, ele alegou ter abandonado os animais no cemitério, porque estavam atacando e matando os pintinhos em sua propriedade rural.
Administrativamente, foi lavrado um auto de infração ambiental no valor de R$ 6 mil pela prática de maus tratos. Depois, o autor foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Rosana pelo crime de maus-tratos.
Os animais ficarão aos cuidados da ONG “Somos Todos Animais” até a destinação em um lar definitivo.
Polícia Militar Ambiental - Após resgate, cães receberam atendimento veterinário
Polícia Militar Ambiental - Cadelas estão aos cuidados da ONG Somos Todos Animais
SAIBA MAIS
Polícia Ambiental deflagra operação contra maus-tratos a animais
Clínicas veterinárias e pet shops devem denunciar casos de maus-tratos a animais em PP