Busca pela paz

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 29/12/2024
Horário 05:08

Chegamos ao fim do ano de 2024 e devemos celebrar o encerramento deste ano em ação de graças, se não foi um ano como gostaríamos que fosse de acordo com os nossos sonhos e projetos; devemos sempre ter o coração agradecidos a Deus, pelas bênçãos e graças concebidas de nosso Senhor para que pudéssemos superar os desafios que foram necessários parta o nosso crescimento. Quando o relógio chegar ao meio curso da noite, renovemos nossas esperanças na expectativa da busca da paz, pois é o que precisamos; para não gerar conflitos e vivermos o amor de Deus em nossas ações cotidianas. Renovemos o nosso compromisso com o perdão, a paz e o amor do céu em nosso coração, nos faz conviver bem com as pessoas para que possamos deixar sementes plantadas nos corações de caridade e compreensão. O dinheiro não pode comprar a paz, a inteligência e a sabedoria não conseguem alcançá-la. Pelos próprios esforços, não conseguimos obtê-la. Mas Deus a oferece como um presente, “sem dinheiro e sem preço”. É sua a decisão de estender a mão e recebê-la. O caminho que antes parecia coberto de trevas torna-se iluminado pelo sol da Justiça, que nasceu na noite de Natal. Uma vez que fomos justificados pela fé, estamos em paz com Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo. Por Ele tivemos acesso, na fé, a esta graça na qual nos encontramos firmemente e nos gloriamos, na esperança da glória de Deus, que se manifestou na noite de Natal. Ora a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado; através do nascimento do Menino Jesus. O mundo apresenta para nós um grande desafio na busca da paz; anunciar o Evangelho é enfrentar todo comportamento contrário ao amor de Deus que vem gerando conflitos, guerras, inimizades etc... Aprendamos a pedir muitas vezes a graça da paciência, que é filha da esperança e, ao mesmo tempo, seu suporte, para não gerarmos situações de violência. A fim de que este novo ano seja de muita paz, harmonia, diálogo, compreensão e respeito entre todos nós, a tolerância faz com que olhemos para o próximo com amor e misericórdia, fazendo de tudo pela caridade que temos em nossos corações para amenizar a dor e o sofrimento do outro. Esse estado de paz interior que Deus nos concebe faz de nós construtores da paz, sejam quais forem os locais que frequentarmos e as pessoas que nos relacionarmos devemos deixar com que a verdadeira paz seja sinal de nossa característica cristã. 

MINI SERMÃO
Paz não significa viver sem guerras e conflitos, pois eles são necessários para demonstrarmos nossa serenidade e equilíbrio a fim de que possamos resolver os conflitos com sabedoria sem causar guerras, inimizades e divisões. A busca da paz interior nos faz ver que somos responsáveis por nossas escolhas, somos responsáveis em grande parte pelo nosso momento, se estamos em paz, evitemos o que nos tira essa paz, a paz vem pela maturidade emocional que devemos buscar, em nossos corações por meio da ação do Espírito Santo que nos concede essa paz interior. Ter paz não é decorar uma cartilha e repeti-la todos os dias, é compreender o que é vivenciado. Quando avaliamos bem, nossa conduta, vemos que há espaço para muita gente no mundo e se tem alguém querendo nos incomodar, não podemos perder o estado de equilíbrio interior que gera a paz. 
(Autor: Padre Armando Nochetti) 

AGENDA PAROQUIAL
-Presidente Prudente – Distrito de Montalvão
-Missas aos domingos 8h e 19h

MENSAGEM DO PAPA
Papa Francisco em sua reflexão sobre a: “Busca pela paz”. 
Segundo o pontífice da fé, a busca pela paz é uma responsabilidade não de poucos, mas de todos. Se a indiferença e a resignação aos horrores da guerra prevalecerem, toda a família humana sairá derrotada. Caros irmãos e irmãs, não nos cansemos de rezar por essas populações tão duramente provadas e de implorar a Deus o dom da paz.

Padre Armando Nochetti 
Admi. Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Montalvão
Instagram: @sna_armando
Facebook: Armando snz
Informações: Cúria Diocesana (18) 39185000
 

Publicidade

Veja também