Em Presidente Prudente, será publicado no Diário Oficial de amanhã o Decreto 30.825, de autoria do prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB), que trata sobre a redução temporária de 10% do salário de todos os servidores comissionados, os subsídios dos agentes políticos (como os secretários) e a gratificação de assessoramento dos funcionários efetivos. A previsão é de que a medida gere uma economia de aproximadamente R$ 130 mil por mês.
Segundo o documento, a redução terá início a partir do dia 1º de maio, sendo em caráter temporário pelo prazo de três meses ou enquanto perdurar a calamidade pública em razão da pandemia de coronavírus, a Covid-19.
De acordo com o prefeito, todo recurso gerado com a medida será destinado às secretarias de Assistência Social e Educação para atender as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, por meio do fornecimento de cestas básicas ou outras ações destinadas a este público.
"O decreto só atinge os que ocupam cargo em comissão e aqueles com gratificação de assessoramento do poder Executivo. Esperamos que a medida dure o menor tempo possível, até mesmo por torcermos e trabalharmos arduamente para que essa situação seja combatida. É um sacrifício necessário, não é uma medida que adotamos com prazer, mas é também uma forma de mostrarmos a solidariedade de todos aqueles que ocupam um cargo na Prefeitura", pontua Bugalho.