Bruno Alcântara: do Matarazzo para a Incenna Escola de Teatro e Televisão

Prudentino começou a carreira como ator ainda em sua terra natal, no curso livre entre 2015 e 2016; de lá para cá, em SP desde 2017, investiu em teatro e filmes

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 14/06/2023
Horário 08:23
Foto: Cedida
Bruno Alcântara dirigindo uma websérie postada no Tik Tok
Bruno Alcântara dirigindo uma websérie postada no Tik Tok

Bruno Alcântara - que dará vida ao personagem Murilo, na série “Use Sua Voz”, original da HBO Max, que estreia no dia 6 de julho - começou a trilhar os caminhos como ator em Presidente Prudente no curso livre entre 2015/2016 com o também ator, professor e diretor teatral, Denilson Biguete, no Centro Cultural Matarazzo, com o qual ele fez duas peças. Em sua terra natal, Bruno ainda fez vídeos de humor para o canal Pelo em Ovo. E em 2017, foi para São Paulo (SP), onde fez o curso técnico de atuação de Artes Dramáticas, na Incenna Escola de Teatro e Televisão, na Vila Mariana. 

No ano seguinte, fez SP Escola de Teatro, cursos voltados para todas as áreas de artes do palco. “Dramaturgia, cenografia, direção, atuação e dentro da atuação tem duas vertentes, uma delas o humor que fiz também”, conta ele. 

Nesse meio tempo, o prudentino fazia muito teatro. Turmas que saíam da escola o chamavam para completar um elenco. Ele chegou a ficar em cartaz com um musical infantil por três meses assim que chegou à capital. 

“TENHO VÁRIOS PROJETOS COM AMIGOS DE PRUDENTE QUE MANDAMOS PARA EDITAIS DE LEIS DE INCENTIVO E, SE DER TUDO CERTO, AINDA ESTE ANO QUEREMOS RODAR ALGUMA PRODUÇÃO EM PRUDENTE PRA TRAZER ARTISTAS DA CIDADE E TROCAR EXPERIÊNCIAS COM OS DA CAPITAL”
Bruno Alcântara

Mas, segundo ele, foi em 2019 que fez seu grande trabalho, a websérie “Em prova”, no canal da youtuber e ex-“BBB”, Viih Tube, que rapidamente obteve mais de 100 milhões de visualizações, o que foi abrindo portas a Bruno para outros trabalhos, como na série de terror “Sem Sinal”

“Nas duas tive a honra de ser indicado como melhor ator no Rio Web Fest, maior festival de websérie do mundo!”, exclama o ator prudentino. 

Em 2020, ele teve a oportunidade de fazer um spin off. “Dessa série nós pegamos uma das histórias que havia ficado aberta e seria contada na segunda temporada, criamos um filme que foi licenciado pela Netflix e dá para assistir até hoje, ‘Amiga do Inimigo’”, expõe Bruno.

De Prudente para o mundo

Em 2021, Bruno conta que em meio à pandemia da Covid-19, surgiu a Lei Aldir Blanc para apoiar os artistas, e o amigo Jhony Trombini, que também mora em São Paulo atualmente, mandou a ideia de um curta-metragem chamado “Recém Formado” - um filme falso documentário sobre um engenheiro recém-formado com dificuldades no mercado de trabalho devido a poucas vagas e muitas pessoas. Eles gravaram em Prudente, juntaram um dinheiro, mandaram o filme para festivais do mundo inteiro, e na Itália, Estados Unidos, Inglaterra, Rússia e Romênia ele foi assistido. “Nos três primeiros fomos finalistas como falso documentário, único sul-americano concorrendo, e na Itália ganhamos um prêmio de menção honrosa porque não tinha indicados”, pontua Bruno.

Em 2022, Bruno gravou mais dois filmes que tem previsão de lançamento para logo em breve. Segundo ele, são independentes, então precisa editar, depois procurar distribuição, diferente das séries da HBO Max que já estão encaminhadas desde o início. “Dou uma ênfase para o filme 'Speak Up', com co-produção Brasil/Estados Unidos, dirigido por Vitor Soares, que também integro uma banda ao lado da minha namorada Giulia Nassa. E o outro ‘L7 e o esquadrão da cura’ com a influenciadora Juju Franco, provavelmente ambos para 2024.

Adentrando um novo espaço 

Bruno também é roteirista, estudou na Escola Roteraria e faz muitas rodadas de negócios, encontros entre estes profissionais e produtoras para tentar vender um roteiro. Depois quando é aprovado desenvolve o filme e tenta vendê-lo a um player como Globo, Amazon, Netflix, HBO, entre outros. 

Ele diz que está começando a entrar nesse meio para tentar vender suas próprias histórias e produzi-las do zero num meio mainstream que está acostumado, mais independente, com menos verba e, ao mesmo tempo que faz essas produções um pouco maiores como ator, vai tentando adentrar como roteirista por outra vertente.

“Pra poder ter mais condição de contar as histórias que acredito desde o início. Tenho vários projetos com amigos de Prudente que mandamos para editais de leis de incentivo e, se der tudo certo, ainda este ano queremos rodar alguma produção em Prudente pra trazer artistas da cidade e trocar experiências com os da capital”, destaca o ator prudentino. 

Foto: Cedida

Primeira peça, ainda em Prudente: “Osvaldo Raspado no Asfalto”, de Denilson Biguete


 

Publicidade

Veja também