Mesmo com o orçamento apertado, muitas pessoas acabam investindo em uma nova roupa para a passagem de ano. No centro de Presidente Prudente, as vitrines são convidativas e apostam na cor que continua sendo tradição entre os clientes: o branco. De acordo com a gerente da Passomania, Eliana da Silva, o amarelo também é uma cor popular nesta época do ano, mas o branco permanece como favorito. Entre as peças mais buscadas em sua loja estão os vestidos e as blusinhas, que são vestuários simples e de fácil uso. Segundo Eliana, a preferência por esses itens é motivada ainda pelo preço baixo. "O vestido acaba sendo o mais levado, porque muitos saem pelo valor de uma blusinha", expõe.
Vestido é buscado por sua simplicidade e praticidade
Mas não é só a roupa que compõe o look das mulheres que visitam a loja. Acessórios e calçados também são priorizados. "Cinto e saltinho são o acessório e sapato mais levados", denota Eliana. Na Forró Confecções, por sua vez, além do branco, o vermelho é uma cor que chama a atenção dos clientes. Conforme a gerente Simone Regina Salvador, muitos ainda escolhem suas vestes pelos significados que as cores passam. O vestido é a peça mais vendida, mas blusa e bermuda também têm seu público.
Já na Lelé da Cuca, não são somente as mulheres que entram para garantir uma roupa nova. "Os homens vêm atrás de camisa ou camiseta e short, também na cor branca. Essa cor acaba sendo a mais escolhida não só pelo seu significado, mas pela tradição", aponta a gerente Tatiana Palmiro. Para as mulheres, a situação se repete: os vestidos são as peças populares. Outras peças buscadas no estabelecimento são acessórios para praia, como bolsas e chapéus, além de vestuários leves. Quanto ao movimento, Tatiana afirma que é mais tímido na última semana do ano, mas muitos consumidores acabam fazendo uma passagem a fim de garantir o figurino de estreia do novo ano.
Mãe e filha, a empresária Maria Odete Alencar Nunes, 55 anos, e a advogada Isabelle Parzianello, 30 anos, foram juntas ao centro da cidade para conferir as novidades. Elas pretendem passar a virada do ano de branco. Maria Odete vai optar pela blusa e calça, enquanto Isabelle quer apostar no vestido. A escolha da cor tem sua razão: "Paz para 2017", justifica a mãe.
Já a professora Genifer Priscila Vieira Lima, 26 anos, não tem fixação com o significado particular das cores, pelo contrário, ela pretende investir em um look bastante colorido. "Como vou a uma chácara, pretendo usar um conjunto. Não vou muito pela cor, mas com o que eu me sinto bem", conta. Sua mãe, a doméstica Adriana Vieira, 42 anos, a acompanhou nas compras e também revelou suas intenções: ela vai vestir um macaquinho e tamancos. "Além de muita maquiagem", pontua.
SIGNIFICADOS DAS CORES
Branco – Paz e purificação
Prata – Equilíbrio e proteção
Dourado – Otimismo e fartura
Laranja – Bom humor e vitalidade
Amarelo – Dinheiro e prosperidade
Verde – Esperança e harmonia
Azul claro – Tranquilidade e descanso
Azul escuro – Harmonia e maturidade
Roxo – Reflexão e fé
Rosa – Amor e carinho
Vermelho – Sexualidade e paixão