Bra Jazz faz Viagem Musical em três bairros

Grupo quer levar até o público, que reside em lugares de menos acessibilidade, a sonoridade da música instrumental

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 30/09/2016
Horário 14:27
 

O Bra Jazz Instrumental Group circulará com o projeto Viagem Musical, gratuitamente, em três bairros de Presidente Prudente, com quatro apresentações, sempre às 20h, começando hoje, pela Creche Jovita Terim no Brasil Novo. Segundo um dos nove integrantes do grupo, Jonathan Rocha (guitarra), 27 anos, a iniciativa, uma parceria com a Unimed, tem a proposta de levar até o público que reside em lugares de menos acessibilidade a sonoridade da música instrumental com jazz, da bossa nova, dos lundus, modinhas e do primórdio do choro, o bom e velho samba, baião e maracatu. "Nosso desejo é difundir o gênero instrumental, que é pouco valorizado no Brasil. E, além da música apresentar as peculiaridades dos instrumentos, principalmente às crianças para que possam tomar gosto e se sentirem motivadas a aprender algo pela música, pela arte", ressalta o guitarrista.

Jornal O Imparcial Bra Jazz é amor à música instrumental por isso desejo levá-la a todos os públicos

Quem desconhece o trabalho dos nove músicos, deve saber que todos sempre fizeram um projeto ou outro, em grupos diferentes, e hoje disseminam a beleza do instrumental, juntos. São eles: Sandro Rogério Rocha (saxofone alto, saxofone tenor, saxofone soprano); Saulo Nascimento Silva (saxofone alto); maestro Bratifisch (saxofone tenor e saxofone alto); Lucas Henrique (trompete e fluguel); Fernando Testa (trombone); Edson Farinelli (bateria); Jonathan Rocha (guitarra); Elton Luiz Lario Soares, (contrabaixo) e Hugo Bianchi (tecladista).

"Queremos convidar todas as pessoas para assistirem a pelo menos uma de nossas apresentações. Às vezes podem achar que não gostam, mas se ouvirem podem mudar essa concepção. É algo quer fazemos com amor e que mostra apenas em sons, músicas maravilhosas", convida Jonathan.

 

E foi assim!

Tudo começou no ano passado, a partir do desejo dos músicos Fernando Testa e Kadu Galli em criar algo, até então, inédito na cidade e região. Um grupo musical com formação com três saxofones, trompete, trombone, guitarra, contrabaixo, bateria e teclado.

De lá para cá, com seus instrumentos reunidos, os componentes não apenas apresentam ritmos ao público como homenageiam grandes nomes e compositores da música brasileira. Unânimes, os instrumentistas enfatizam que o maior desejo deles é mostrar a música instrumental para o maior número de pessoas para que possam sentir que a melodia, as notas e a cadência rítmica produzida pelos instrumentos, também pode seduzir e fazer parte da vida de cada um.

 

Viagem Musical


Dentre vários, o projeto tem como objetivo promover a circulação da música brasileira e a democratização do acesso. Especificamente, promover a inclusão sociocultural, preservar, divulgar e resgatar aspectos da cultura popular brasileira; incentivar e divulgar artistas das mais variadas regiões e vertentes da música popular brasileira, e incentivar o hábito das pessoas a conhecerem novas propostas.

Ao olhar para o Brasil logo se vê a riqueza da diversidade cultural. É impressionante, cada região possui sua própria cultura, costumes, crenças, religiões, danças e músicas!

"Com o projeto queremos disseminar a cultura da música popular brasileira, até então pouco conhecida da grande maioria do público, não apenas do interior, mas de todo o Brasil. Uma coisa que muitos precisam saber é que para se tocar um instrumento a pessoa se dedica anos aos estudos. A Bra Jazz é amor à música instrumental e desejamos muito dar maior acessibilidade a ela", salienta Jonathan, o jovem natural de Assis, que está em Prudente há três anos.

 

Músico com orgulho!


Exemplo de resiliência, o jovem que é professor de música traz na veia essa paixão. "Sou de uma família inteira de músicos. Comecei a tocar aos 4 anos e aos 13 já estava me apresentando na noite. Sempre achei engraçado que as pessoas comentavam que na minha idade eu estava enfurnado dentro de casa, estudando música ao invés de estar jogando futebol, etc. Para mim, isso era e é mais do que normal, porque a minha realidade é essa . O que tenho certeza é que 1a vida é muito curta para deixarmos de fazer o que gostamos. Eu nasci na arte. E não escolhi a música, ela foi quem me escolheu!", exclama

 

 

APRESENTAÇÕES

 

Dia 30 de setembro

Brasil Novo


Creche Jovita Terim

Rua Waldomiro Mazoli, 190

Contato: 3905-5545

Dia 25 de outubro

Brasil Novo


Escola Municipal Rui Carlos Vieira Berbet

Rua Guerino Bergamasso, 395

Contato: 3905-1827

Dia 7 de novembro

Vila Operária

Cemfica CSU

Rua Oliveira, 180

Contato: 3631-7355

Dia 21 de novembro

Humberto Salvador

Escola Municipal Dr. Carlos Ceriani

Rua Antonio Qualio, 209

Contato: 3905-2962

Serviço


Aos interessados em contratar o Braz Jazz para apresentações na cidade ou região, basta entra em contato com Fernando Testa, um dos idealizadores desse projeto pelo telefone (18) 99601-2646 ou pelo e-mail : [email protected]. Também com Elias Ferreira, produtor cultural da Pissica Produções: e-mail: [email protected] / [email protected] / telefones: (18) 99643-8416 e (11) 97104-7571.

 
Publicidade

Veja também